AVISOS (19-2-2023)
QUARESMA
Iniciaremos o tempo da quaresma na próxima quarta-feira, com a celebração da imposição das cinzas e o sagrado jejum.
QUARTA-FEIRA DE CINZAS
Teremos celebração da Santa Missa com imposição das cinzas:
às 9h30, às 12h00 e às 19h00, na igreja paroquial.
JEJUM
O jejum próprio da quaresma pratica-se na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa, deixando de comer uma das refeições do dia (não almoçar ou não jantar), ocupando o tempo da refeição com a meditação da palavra de Deus.
ABSTINÊNCIA
A abstinência própria da quaresma pratica-se nas sextas-feiras, com uma alimentação mais simples e pobre.
RENÚNCIA QUARESMAL
O fruto do jejum e da abstinência deverá materializar-se na renúncia quaresmal, que será depois entregue no Domingo de Ramos.
VIA SACRA
Nas sextas-feiras da quaresma teremos a meditação da Via Sacra, na igreja paroquial, às 21h30.
PROTECÇÃO DE MENORES
Os Senhores Bispos de Portugal criaram a Comissão Independente para a investigação de casos de abuso de menores nas instituições da Igreja. O objectivo da investigação é conhecer a realidade, para melhor poder acompanhar, cuidar e curar as vítimas; e também identificar maus procedimentos institucionais e tomar medidas efectivas de prevenção de novos casos. Os resultados foram publicados na passada segunda-feira.
A dor de cada uma das vítimas é agora conhecida por todos, e tornou-se também a nossa dor. Podemos agora escutar as vítimas, dar voz à dor, e procurar caminhos de acompanhamento, de cura, de paz.
Os Senhores Bispos reafirmaram as decisões de tolerância zero para estas situações: não há lugar para abusos nem abusadores nas instituições da Igreja.
Assim, dispostos a trabalhar e a fazer tudo o que está ao nosso alcance, para bem dos menores de idade e adultos vulneráveis, confiamo-nos mais uma vez ao Poder e à Misericórdia de Deus, suplicando, nas Missas deste Domingo, por todas as vítimas, pedindo ao Senhor, a cura das suas feridas, a reparação da sua história pessoal e a vivência plena da sua dignidade.

Deixe uma Resposta