Paróquia

‹‹Todos, todos, todos!››

A Paróquia é uma comunidade humana de cristãos, definida por um território geográfico, e que, habitualmente, se reúne num templo cristão, a igreja paroquial.
Estando em comunhão com o bispo diocesano por meio de um presbítero – o pároco, escolhido pelo primeiro – procura concretizar, no tempo, a missão de Jesus Cristo: evangelizar, santificar e salvar todos os homens e todas as mulheres, segundo a vontade de Deus.
Surgiu no século IV como resposta ao crescimento do número dos cristãos. Por isso ela substituiu a comunidade primitiva e a diocese como elemento nuclear da presença da Igreja no mundo. Manteve-se até ao século XIX, em Portugal, como a única unidade religiosa e civil a nível local. Nos tempos presentes ela continua a vigorar, constituindo o elemento essencial para a iniciação da vida cristã, para a celebração dos sacramentos, para o sustento e formação do clero e para o desenvolvimento de todos os carismas que o Espírito Santo, em cada tempo, infunde nos cristãos.
A Paróquia de Nossa Senhora do Cabo é bem mais recente, claro, mas configura-se com esta missão.

BREVE HISTÓRIA DA PARÓQUIA DE LINDA-A-VELHA

por  Joaquim Fernandes

Linda-a-Velha venera Nossa Senhora do Cabo desde o longínquo ano de 1763, ano a partir da qual o Padre António Xavier Ligeiro lhe dedicou uma pequena Ermida que, por testamento, legou ao povo da terra, de onde era natural e este, por sua vez, fez construir a nossa linda Capela datada do ano de 1780. Acresce informar que a Imagem de Nossa Senhora do Cabo ali venerada é a primitiva.

Desde sempre Linda-a-Velha fez parte da Freguesia de São Romão de Carnaxide, uma das mais velhas do Patriarcado de Lisboa. Era uma aldeia saloia, pitoresca de ar sadio e boas águas,que os doentes do físico procuravam para se restabelecer, que começou a crescer e a desenvolver-se a partir da segunda metade dos anos cinquenta e o seu crescimento foi tão veloz que depressa se transformou na Vila que hoje é, e da similitude com a velha aldeia nada existe.

Neste espirito a Capela passou a ser insuficiente para a vida religiosa que, entretanto, se foi desenvolvendo, facto que levou o Padre Manuel Martins a fundar no ano de 1978 a Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

Prosseguindo, porém, nas suas actividades empreendedoras a favor desta terra fez nascer de um terreno inculto que nos foi doado no ano de 1955 a Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Cabo de que muito nos orgulhamos, aliada a uma magnifica Escola de Música e o Lar Padre Dehon que bastantes idosos tem acolhido com todo o conforto e carinho.

Foi no ano de 1983 que Linda-a-Velha passou a paróquia sendo o Padre Manuel Martins nomeado por Sua Eminência Reverendíssima o Senhor Dom António Ribeiro, de saudosa memória, o seu primeiro Pároco.

Unidos ao Padre Manuel Martins e sem mencionar nomes foram muitos aqueles que o ajudaram e com ele colaboraram para que esta Igreja fosse uma realidade e Linda-a-Velha fosse elevada a Freguesia. Assim, foi com enorme alegria, que no passado ano de 2008 foram celebradas as suas Bodas de Prata, ou seja, o 25º aniversário.