Pinturas

MEMÓRIA DESCRITIVA DAS PINTURAS,
na igreja paroquial de Nossa Senhora do Cabo de Linda-a-Velha,
apresentada pelo autor, Victor Lages.

1. PINTURA DO TECTO

Titulo – O CAMINHO DO PRINCÍPIO

Autor – VICTOR LAGES

Dimensões – 20 m de diâmetro

Técnica — Pintura mural (fresco seco)

<<A luz ao centro da pintura, representa Deus, criador do universo. Este, cria o homem á sua imagem e semelhança. E cria-os, homem e mulher.

Eva é criada a partir da própria carne de Adão. Eles representam toda a polaridade complementar do universo existencial.

Estas figuras não têm umbigo, pois são seres criados e não gerados.

Traídos pelo mal, caem no desejo. Assim, desobedecendo ás ordens de Deus, toda a Humanidade se torna pecaminosa. É por esta razão que o Homem começa uma caminhada em direcção ao princípio.

Adão e Eva são expulsos do paraíso, com o fogo da purificação e assim, o enviado de Deus aponta-lhes o caminho a seguir.

Á medida que o Homem se torna mais consciente de si, surge através de Moisés, as dez leis que Deus dá ao Homem, para que este saiba qual o caminho que tem de percorrer em direcção à purificação.

É nesta tomada de consciência, que Deus envia Seu Filho á terra. Cristo, através do baptismo, purifica o Homem do pecado original.

Depois, Une-se ao Pai, após Sua morte, ressurreição e ascensão. É com estes mistérios que se dá a grande transformação do Homem, onde ele vê e entende o caminho que Cristo ensinou.

Então, Pedro funda a Igreja. Assim, ele funde-se com ela, sendo a própria pedra que a constrói. É também o seu norte, assim a figura está virada a norte.

É com a Igreja e com os ensinamentos de Cristo, que se dá a união do Homem consigo mesmo e com toda a Humanidade.

Com a união dos povos e com a consciência colectiva, surge a purificação e ressurreição da Humanidade, fechando o círculo e voltando ao principio. É este o apocalipse cósmico que dá entrada na era da luz.

Por fim, Deus abraça tudo e todos, do finito ao infinito.

As sete figuras ao redor da pintura, representam os sete dias da criação.

No universo estão pintadas as constelações, com a estrela polar orientada a norte e, o cruzeiro do sul a sul.

O paraíso com Adão e Eva, tal com diz na Bíblia estão orientados a este.

A Trindade também aqui está representada, através dos três aneis de mármore, ou os espaços entre eles.>>

2. MISTÉRIOS DO ROSÁRIO

AUTOR: VICTOR LAGES

Mistérios Gozosos