IR À FRENTE

Reflexão à Liturgia da Palavra do XIV Domingo do Tempo Comum, Ano C

Chamamento e missão andam unidos no mesmo projecto redentor. Deus chama para enviar. Foi assim com os profetas e os Apóstolos, os do princípio e de sempre. Dar-se a Cristo é dar-se à sua obra e missão redentora, mas, para ser enviado, tenho primeiro de seguir Jesus. Ser Apóstolo tem exame de amor, a prova real no seguimento de Jesus Cristo. Não há missão sem amor e não há amor sem missão 

O Profeta Isaías na primeira leitura, 66, 10-14c, convida-nos a viver com júbilo e alegria. Nós que temos fé, vivemos confiantes no Senhor que nos defende e nos protege sempre. 

Com as maravilhosas obras de Deus, com os povos de toda a terra, aclamemos, adoremos e louvemos o Senhor no Salmo Responsorial, Salmo 65 (66), q1-3a.4-7a.16-20.

S. Paulo na sua Epístola aos Gálatas 6, 14-18, segunda leitura deste Domingo, saúda-nos com votos de paz e de misericórdia. É o Senhor misericordioso que nos concede o dom da paz.

O Evangelho é tirado de S. Lucas 10, 1-12.17-20. Jesus envia os seus discípulos a anunciar o Evangelho e recomenda a oração para que surjam mais vocações na Igreja.

O envio dos setenta e dois discípulos revela a missão colectiva de todo o povo de Deus. Todos apóstolos, todos enviados. O apostolado dos leigos brota da essência da sua vocação cristã. Vocação cristã é vocação ao apostolado. Fomos constituidos apóstolos pela graça do Baptismo e investidos na missão pelo sacramento do Crisma. O dever e o direito dos leigos deriva da sua união com Jesus Cristo-Cabeça, formando com Ele um só Corpo, solidários na mesma via e crescimento.

Ser Apóstolo é ser enviado por Cristo à sua frente. Só Ele é Apóstolo e Enviado do Pai. Nós somos apenas precursores, que vamos adiante preparar os caminhos por onde Ele há-de vir. Jesus é o semeador e também o pão de trigo. É o Verbo que se fez semente, o amor que se tornou pão. Cristo em nós é semeador e semente, fermento novo e pão vivo.

O Apóstolo é portador de uma mensagem de Alguém para alguém. Fala, porque Jesus Cristo o mandou falar e lhe disse o que há-de dizer. Recebemos a investidura de pregar o Reino de Deus, que não se confunde com reformas políticas e sociais. Vamos construir a paz e ser testemunhas do amor. “Paz a esta casa”, “Curai os doentes”. Paz e amor são a ordem nova que Jesus Cristo veio trazer, o Reino de Deus entre nós. Paz é o Evangelho de Jesus Cristo, o seu programa de redenção. Paz é o dom de Deus, prémio de vencedores ao fim de esforços e lutas. Paz é presença do Espírito que nos inunda, emergindo das coisas da vida.

Fomos enviados sem bolsa nem sandálias, despojados de bens e seguranças. “Não leveis bolsa” – recomenda Jesus no Evangelho. A pobreza dá ao apóstolo a liberdade interior, que o torna disponível, a força que lhe dá autoridade. Para falar de pobreza tenho de ser pobre, testemunhando o Reino, que nos espera e nos sacia. No Reino dos pobres, os títulos de nobreza são renúncia e despojo e os únicos privilegiados são os últimos e os pequeninos. Em recompensa virá o insucesso e a cruz, salário evangélico, sinal e garantia de eficácia redentora. Contradições e fracassos é o que falta ao nosso apostolado para ser fecundo.

“Alegrai-vos, porque os vossos nomes estão inscritos nos Céus” – diz Jesus no Evangelho. Ter o nome inscrito no Céu significa ser salvo. A alegria do Apóstolo não se alimenta de honras e sucessos, mas em parecer-se com Aquele que o enviou. Como Cristo, só quando for levantado da terra atrairá tudo e será glorificado. A nossa glória e exaltação estão na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. (2.ª leitura). Fomos libertados por Ele e trazemos as suas marcas.

Invoquemos a protecção maternal da Virgem Santíssima, para que ela ampare em todos os lugares a missão dos discípulos de Jesus Cristo, a missão de anunciar a todos que Deus nos ama, quer salvar-nos e nos chama a fazer parte do seu Reino.

Diácono António Figueiredo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s