UNIDADE PASTORAL ALGÉS — CRUZ-QUEBRADA — LINDA-A-VELHA
SEXTA-FEIRA SANTA 2023
VIA-SACRA
Saudação inicial
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
R/. Amen.
Oração inicial
Pai Misericordioso,
Tu nos chamas a viver a nossa vida
como um caminho de salvação:
Ajuda-nos a contemplar o passado com gratidão,
a assumir o presente com coragem,
a construir o futuro com esperança.
Senhor Jesus, amigo e irmão,
obrigado porque nos olhas com amor;
faz com que escutemos tua voz,
que ressoa no coração de cada um
com a força e a luz do Espírito Santo.
Concede-nos a graça de ser Igreja em saída,
anunciando com fé viva e com rosto jovem
a alegria do Evangelho,
para trabalhar na construção
de uma sociedade mais justa
e mais fraterna com que sonhamos.
Te pedimos pelo Papa e pelos bispos,
pelos jovens e por todos aqueles que participam
na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
Faz-nos seguir os passos do teu filho Jesus Cristo,
como Maria, que se “levantou apressadamente e pôs-se a caminho”.
Amém.
Meditemos na Via Sacra do Senhor Jesus, segundo as estações que São João Paulo II nos propôs, todas elas tiradas dos episódios evangélicos:
PRIMEIRA ESTAÇÃO
Jesus em agonia no Jardim das Oliveiras
V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus.
R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.
Do evangelho de São Marcos
Chegaram a uma propriedade chamada Getsémani, e Jesus disse aos discípulos: «Ficai aqui enquanto Eu vou orar». Tomando consigo Pedro, Tiago e João, começou a sentir pavor e a angustiar-Se. E disse-lhes: «A minha alma está numa tristeza mortal; ficai aqui e vigiai». Adiantando-Se um pouco, caiu por terra e orou para que, se possível, passasse d’Ele aquela hora. E dizia: «Abbá, Pai! Tudo Te é possível; afasta de Mim este cálice! Mas não se faça o que Eu quero, e sim o que Tu queres» (Mc 14, 32-36).
Da exortação Apóstólica “Cristo Vive”, do Papa Francisco
23. O Senhor «entregou o seu espírito» numa cruz, quando tinha pouco mais de 30 anos de idade. É importante tomar consciência de que Jesus foi um jovem. Deu a sua vida numa fase que hoje se define como a dum jovem adulto. Em plena juventude, começou a sua missão pública e, assim, brilhou «uma grande luz», sobretudo quando levou até ao extremo o dom da sua vida. Este final não foi improvisado, mas teve uma preciosa preparação em toda a sua juventude, em cada um dos seus momentos, porque «tudo, na vida de Jesus, é sinal do seu mistério» e «toda a vida de Cristo é mistério de redenção».
Oração
Oremos nesta estação por todos os jovens que vão participar como peregrinos na JMJ Lisboa 2023.
Pai nosso
SEGUNDA ESTAÇÃO
Jesus traído por Judas e abandonado pelos seus
V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus.
R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.
Do evangelho de São Mateus
Ainda Jesus estava a falar, quando surgiu uma multidão de gente. Um dos Doze, o chamado Judas, caminhava à frente e aproximou-se de Jesus para O beijar. Jesus disse-lhe: «Judas, é com um beijo que entregas o Filho do Homem?» Vendo o que ia suceder, aqueles que estavam com Ele perguntaram-Lhe: «Senhor, ferimo-los à espada?» E um deles feriu um servo do Sumo Sacerdote, cortando-lhe a orelha direita (Lc 22, 47-50). Jesus disse-lhe: «Mete a tua espada na bainha, pois todos quantos se servirem da espada morrerão à espada». (…) Então, todos os discípulos O abandonaram e fugiram (Mt 26, 52.56).
Da exortação Apóstólica “Cristo Vive”, do Papa Francisco
26. … Há um episódio que mostra Jesus em plena adolescência: quando regressou para Nazaré com seus pais, depois que estes O perderam e reencontraram no Templo. Em Nazaré, diz o texto que Jesus «era-lhes submisso», pois não tinha rejeitado a sua família. Então Lucas acrescenta que «Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens». Por outras palavras, estava-Se preparando e, naquele período, ia aprofundando a sua relação com o Pai e com os outros. (…) Jesus, na sua fase juvenil, foi-Se «formando», foi-Se preparando para realizar o projeto que o Pai tinha. A sua adolescência e juventude orientaram-No para esta missão suprema.
Oração
Oremos nesta estação por todos os voluntários que participam na organização da JMJ Lisboa 2023.
Pai nosso
TERCEIRA ESTAÇÃO
Jesus é condenado pelo Sinédrio
V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus.
R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.
Do evangelho segundo São Marcos
Os sumos sacerdotes e todo o Sinédrio procuravam um testemunho contra Jesus a fim de Lhe dar a morte, mas não o encontravam. (…) Então, o Sumo Sacerdote interrogou-O: «És Tu o Messias, o Filho do Deus Bendito?» Jesus respondeu: «Eu sou» (…). E todos sentenciavam que Ele era réu de morte (Mc 14,55.61-62-.64).
Da exortação Apóstólica “Cristo Vive”, do Papa Francisco
28. Na adolescência e juventude, a sua relação com o Pai era a do Filho muito amado; atraído pelo Pai, crescia ocupando-Se das coisas d’Ele: «Não sabíeis que devia estar em casa de meu Pai?». Mas, não devemos pensar que Jesus fosse um adolescente solitário ou um jovem fechado em si mesmo. A sua relação com as pessoas era a dum jovem que compartilhava a vida inteira duma família bem integrada na aldeia. Aprendera o ofício do pai e, depois, substituiu-o como carpinteiro. Por isso no Evangelho, uma vez, é chamado «o filho do carpinteiro» e, outra, simplesmente «o carpinteiro». Este detalhe mostra que era um rapaz da aldeia como os outros, relacionando-Se com toda a normalidade. Ninguém O considerava um jovem estranho ou separado dos outros.
Oração
Oremos nesta estação por todas as autoridades civis que promovem a realização da JMJ Lisboa 2023.
Pai nosso
QUARTA ESTAÇÃO
Jesus é renegado por Pedro
V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus.
R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.
Do evangelho segundo São Marcos
Estando Pedro em baixo, no pátio, chegou uma das criadas do Sumo Sacerdote e, vendo Pedro a aquecer-se, fixou nele o olhar e disse: «Tu também estavas com Jesus, o Nazareno». Mas ele negou, dizendo: «Não sei nem entendo o que dizes». Depois, saiu para o átrio e um galo cantou. (…) Pedro recordou-se, então, das palavras de Jesus: «Antes de o galo cantar duas vezes, tu Me terás negado três vezes». E desatou a chorar (Mc 14, 66-68.72).
Da exortação Apóstólica “Cristo Vive”, do Papa Francisco
31. Não é de longe nem de fora que Jesus vos ilumina, a vós jovens, mas a partir da própria juventude que partilha convosco. É muito importante contemplar o Jesus jovem que os Evangelhos nos mostram, porque foi verdadeiramente um de vós e, n’Ele, é possível reconhecer muitos traços dos corações jovens. Vemo-lo, por exemplo, nas seguintes caraterísticas: «Jesus teve uma confiança incondicional no Pai, cuidou da amizade com os seus discípulos e, até nos momentos de crise, permaneceu fiel a eles. Manifestou uma profunda compaixão pelos mais fracos, especialmente os pobres, os doentes, os pecadores e os excluídos. Teve a coragem de enfrentar as autoridades religiosas e políticas do seu tempo; viveu a experiência de Se sentir incompreendido e descartado; experimentou o medo do sofrimento e conheceu a fragilidade da Paixão; dirigiu o seu olhar para o futuro, colocando-Se nas mãos seguras do Pai e confiando na força do Espírito. Em Jesus, todos os jovens se podem rever».
Oração
Oremos nesta estação por todos os sacerdotes que acompanham os jovens nas paróquias, movimentos e associações da Igreja.
Pai nosso
QUINTA ESTAÇÃO
Jesus é julgado por Pilatos
V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus.
R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.
Do evangelho segundo São Marcos
Tomando novamente a palavra, Pilatos disse-lhes: «Então que quereis que faça d’Aquele a Quem chamais rei dos judeus? Eles gritaram novamente: «Crucifica-O!» Pilatos insistiu: «Que fez Ele de mal?» Mas eles gritaram ainda mais: «Crucifica-O!» Pilatos, desejando agradar à multidão, soltou-lhes Barrabás; e, depois de mandar flagelar Jesus, entregou-O para ser crucificado (Mc 15, 12-15).
Da exortação Apóstólica “Cristo Vive”, do Papa Francisco
32. Por outro lado, Jesus ressuscitou e quer fazer-nos participantes da novidade da sua ressurreição. Ele é a verdadeira juventude dum mundo envelhecido, e é também a juventude dum universo que espera, por entre «dores de parto» (Rm 8, 22), ser revestido com a sua luz e com a sua vida. Junto d’Ele, podemos beber da verdadeira fonte que mantém vivos os nossos sonhos, projetos e grandes ideais, lançando-nos no anúncio da vida que vale a pena viver.
Oração
Oremos nesta estação pelas famílias de acolhimento, que vão receber jovens peregrinos em suas casas.
Pai nosso
SEXTA ESTAÇÃO
Jesus é flagelado e coroado de espinhos
V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus.
R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.
Do evangelho segundo São Marcos
Pilatos, depois de mandar flagelar Jesus, entregou-O para ser crucificado. Os soldados (…) revestiram-No de um manto de púrpura e puseram-Lhe uma coroa de espinhos, que tinham entretecido. Depois começaram a saudá-Lo: «Salve! Ó rei dos judeus!» Batiam-Lhe na cabeça com uma cana, cuspiam sobre Ele e, dobrando os joelhos, prostravam-se diante d’Ele (Mc 15, 15.17-19).
Da exortação Apóstólica “Cristo Vive”, do Papa Francisco
33. O Senhor chama-nos a acender estrelas na noite doutros jovens; convida-nos a olhar os verdadeiros astros, ou seja, aqueles sinais tão variados que Ele nos dá para não ficarmos parados, mas imitarmos o semeador que observava as estrelas para poder lavrar o campo. Deus acende estrelas para nós, a fim de podermos continuar a caminhar: «Às estrelas que brilham alegremente nos seus postos, Ele chama-as e elas respondem». Mas o próprio Cristo é, para nós, a grande luz de esperança e guia na nossa noite, pois Ele é «a brilhante estrela da manhã»
Oração
Oremos nesta estação pelo Papa Francisco, pelo nosso Patriarca e por todos os bispos que vão participar directamente na JMJ Lisboa 2023.
Pai nosso
SÉTIMA ESTAÇÃO
Jesus é carregado com a Cruz
V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus.
R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.
Do evangelho segundo São Marcos
Depois de terem escarnecido de Jesus, tiraram-Lhe o manto de púrpura e revestiram-No das suas vestes. Levaram-No, então, para O crucificar (Mc 15, 20).
Da exortação Apóstólica “Cristo Vive”, do Papa Francisco
34. Ser jovem, mais do que uma idade, é um estado do coração. Assim, uma instituição antiga como é a Igreja pode renovar-se e voltar a ser jovem em cada uma das várias fases da sua longa história. Com efeito, nos seus momentos mais dramáticos, sente a chamada a retornar ao essencial do primeiro amor. «A Igreja é a verdadeira juventude do mundo, rica de um longo passado sempre vivo, e caminhando para a perfeição humana no tempo e para os destinos últimos da história e da vida,». Nela, é sempre possível encontrar Cristo, «o companheiro e o amigo dos jovens»
Oração
Oremos nesta estação por todos os jovens que vivem em países em guerra, ou são perseguidos por causa da sua fé.
Pai nosso
OITAVA ESTAÇÃO
Jesus é ajudado pelo Cireneu a levar a Cruz
V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus.
R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.
Do evangelho segundo São Lucas
Quando iam conduzindo Jesus, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que voltava do campo, e carregaram-no com a cruz, para a levar atrás de Jesus (Lc 23, 26).
Da exortação Apóstólica “Cristo Vive”, do Papa Francisco
35. (…) A Igreja é jovem quando é ela mesma, quando recebe a força sempre nova da Palavra de Deus, da Eucaristia, da presença de Cristo e da força do seu Espírito em cada dia. É jovem quando consegue voltar continuamente à sua fonte.
36. Certamente nós, membros da Igreja, não precisamos de aparecer como sujeitos estranhos. Todos nos devem sentir irmãos e vizinhos, como os Apóstolos que «tinham a simpatia de todo o povo». Ao mesmo tempo, porém, devemos ter a coragem de ser diferentes, mostrar outros sonhos que este mundo não oferece, testemunhar a beleza da generosidade, do serviço, da pureza, da fortaleza, do perdão, da fidelidade à própria vocação, da oração, da luta pela justiça e o bem comum, do amor aos pobres, da amizade social.
Oração
Oremos nesta estação pelas instituições que oferecem espaços colectivos para acolher os jovens peregrinos.
Pai nosso
NONA ESTAÇÃO
Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus.
R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.
Do evangelho segundo São Lucas
Seguiam Jesus uma grande multidão de povo e umas mulheres que batiam no peito e se lamentavam por Ele. Jesus voltou-Se para elas e disse-lhes: «Filhas de Jerusalém, não choreis por Mim, chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos» (Lc 23, 27-28).
Da exortação Apóstólica “Cristo Vive”, do Papa Francisco
43. No coração da Igreja, resplandece Maria. É o grande modelo para uma Igreja jovem, que deseja seguir Cristo com frescor e docilidade. Era ainda muito jovem quando recebeu o anúncio do anjo, não se coibindo de fazer perguntas. Mas tinha uma alma disponível e disse: «Eis a serva do Senhor».
44. «Sempre impressiona a força do “sim” de Maria, jovem. A força daquele “faça-se em Mim”, que disse ao anjo. (…) Foi o “sim” de quem quer comprometer-se e arriscar, de quem quer apostar tudo, sem ter outra garantia para além da certeza de saber que é portadora duma promessa. Pergunto a cada um de vós: Sentes-te portador duma promessa?
Oração
Oremos nesta estação pelos Pais que têm filhos adolescentes e jovens, para que lhes transmitam a alegria da fé em Cristo.
Pai nosso
DÉCIMA ESTAÇÃO
Jesus é crucificado
V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus.
R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.
Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, crucificaram-No a Ele e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. Jesus dizia: «Perdoa-lhes, Pai, porque não sabem o que fazem». Depois deitaram sortes para dividirem entre si as suas vestes. O povo permanecia ali, a observar; e os chefes zombavam, dizendo: «Salvou os outros, salve-Se a Si mesmo, se é o Messias de Deus, o Eleito». Os soldados também troçavam d’Ele. Aproximando-se para Lhe oferecerem vinagre, diziam: «Se és o rei dos judeus, salva-Te a Ti mesmo!» E por cima d’Ele havia uma inscrição: «Este é o rei dos judeus» (Lc 23, 27-28).
Da exortação Apóstólica “Cristo Vive”, do Papa Francisco
49. O coração da Igreja está cheio também de jovens santos, que deram a sua vida por Cristo, muitos deles até ao martírio. Constituem magníficos reflexos de Cristo jovem, que resplandecem para nos estimular e tirar fora da sonolência. O Sínodo salientou que «muitos jovens santos fizeram resplandecer os delineamentos da idade juvenil em toda a sua beleza e foram, no seu tempo, verdadeiros profetas de mudança; o seu exemplo mostra do que os jovens são capazes, quando se abrem ao encontro com Cristo».
Oração
Oremos nesta estação por todos os grupos da nossa paróquia, para que nesta JMJ Lisboa 2023 se renovem com a força da juventude.
Pai nosso
DÉCIMA PRIMEIRA ESTAÇÃO
Jesus promete o Reino ao bom ladrão
V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus.
R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.
Do evangelho segundo São Lucas
Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, crucificaram-No a Ele e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. Um dos malfeitores disse: «Jesus, lembra-Te de mim quando estiveres no teu Reino». Ele respondeu-lhe: «Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso» (Lc 23, 33.42-43).
Da exortação Apóstólica “Cristo Vive”, do Papa Francisco
111. A todos os jovens, independentemente das circunstâncias em que se encontrem, quero agora anunciar-lhes o mais importante, as coisas primeiras, aquilo que nunca se deveria silenciar. É um anúncio que inclui três grandes verdades que todos nós precisamos de escutar sempre de novo.
112. Eis a primeira verdade que quero dizer a cada um: «Deus ama-te». Mesmo que já o tenhas ouvido – não importa! –, quero recordar-to: Deus ama-te. Nunca duvides disto na tua vida, aconteça o que acontecer. Em toda e qualquer circunstância, és infinitamente amado.
Oração
Oremos nesta estação pelo dom das vocações sacerdotais e de vida consagrada.
Pai nosso
DÉCIMA SEGUNDA ESTAÇÃO
Jesus dá a Mãe ao discípulo amado
V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus.
R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.
Do evangelho segundo São João
Junto à cruz de Jesus estavam, de pé, sua mãe e a irmã da sua mãe, Maria, a mulher de Clopas, e Maria Madalena. Então Jesus, ao ver ali ao pé a sua mãe e o discípulo que Ele amava, disse à mãe: «Mulher, eis o teu filho!» Depois disse ao discípulo: «Eis a tua mãe!» E, desde aquela hora, o discípulo acolheu-a como sua (Jo 19, 25-27).
Da exortação Apóstólica “Cristo Vive”, do Papa Francisco
45. Maria não cedeu a evasões cedeu nem miragens, «Ela soube acompanhar o sofrimento do seu Filho (…), apoiá-Lo com o olhar e protegê-Lo com o coração. Que dor sofreu! Mas não A abateu. Foi a mulher forte do “sim”, que apoia e acompanha, protege e abraça. É a grande guardiã da esperança (…). D’Ela, aprendemos a dizer “sim” à paciência obstinada e à criatividade daqueles que não desanimam e recomeçam».
Oração
Oremos nesta estação pelos jovens que se preparam para o matrimónio.
Pai nosso
DÉCIMA TERCEIRA ESTAÇÃO
Jesus morre na cruz
V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus.
R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.
Do evangelho segundo São Marcos
Às três da tarde Jesus exclamou em alta voz: Eloí, Eloí, lemá sabachtàni?, que quer dizer: Meu Deus, meu Deus, porque Me abandonaste? Um deles correu a embeber uma esponja em vinagre, pô-la numa cana e deu-Lhe de beber, dizendo: «Esperemos, a ver se Elias vem tirá-lo dali». Mas Jesus, com um grito forte, expirou (Mc 15, 34.36-37).
Da exortação Apóstólica “Cristo Vive”, do Papa Francisco
118. A segunda verdade é que, por amor, Cristo entregou-Se até ao fim para te salvar. Os seus braços abertos na cruz são o sinal mais precioso dum amigo capaz de levar até ao extremo o seu amor: «Ele, que amava os seus que estavam no mundo, levou o seu amor por eles até ao extremo»
São Paulo dizia viver confiado naquele amor que, por ele, se deu totalmente: «A vida que agora tenho na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus que me amou e a Si mesmo Se entregou por mim» (Gal 2, 20).
119. E Cristo, que nos salvou dos nossos pecados na Cruz, com o mesmo poder da sua entrega total, continua a salvar-nos e resgatar-nos hoje. Olha para a sua Cruz, agarra-te a Ele, deixa-te salvar,
Oração
Oremos nesta estação por todas as vítimas do aborto, da eutanásia, da guerra e de qualquer tipo de violência.
Pai nosso
DÉCIMA QUARTA ESTAÇÃO
O corpo de Jesus é depositado no túmulo
V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus.
R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.
Do evangelho segundo São Mateus
José tomou o corpo de Jesus, envolveu-o num lençol limpo e depositou-o num túmulo novo, que tinha mandado talhar na rocha. Depois rolou uma grande pedra contra a porta do túmulo e retirou-se. Maria de Magdala e a outra Maria estavam ali sentadas, em frente do sepulcro (Mt 27, 59-61).
Da exortação Apóstólica “Cristo Vive”, do Papa Francisco
124. Mas há uma terceira verdade, que é inseparável da anterior: Cristo vive! (…) Aquele que nos enche com a sua graça, Aquele que nos liberta, Aquele que nos transforma, Aquele que nos cura e consola é Alguém que vive. É Cristo ressuscitado, cheio de vitalidade sobrenatural, revestido de luz infinita. (…)
125.Se Ele vive, então poderá estar presente em cada momento da tua vida, para o encher de luz. Assim, nunca mais haverá solidão nem abandono. Ainda que todos nos abandonem, Jesus permanecerá, como prometeu: «Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos» (Mt 28, 20). Tudo preenche com a sua presença invisível e, para onde quer que vás, lá estará Ele à tua espera. É que Ele não só veio, mas vem e continuará a vir todos os dias, para te convidar a caminhar para um horizonte sempre novo.
Oração
Oremos nesta estação pelas nossas paróquias de Algés, Cruz-quebrada e Linda-a-Velha, para que a JMJ Lisboa 2023 seja ocasião de renovação missionária.
Pai nosso
ORAÇÃO FINAL
Oração para a JMJ Lisboa 2023
Nossa Senhora da Visitação,
que partistes apressadamente para a montanha ao encontro de Isabel,
fazei-nos partir também ao encontro de tantos que nos esperam
para lhes levarmos o Evangelho vivo:
Jesus Cristo, vosso Filho e nosso Senhor!
Iremos apressadamente, sem distração nem demora,
antes com prontidão e alegria.
Iremos serenamente, pois quem leva Cristo leva a paz,
e o bem-fazer é o melhor bem-estar.
Nossa Senhora da Visitação,
com a vossa inspiração, esta Jornada Mundial da Juventude
será a celebração mútua do Cristo que levamos, como Vós outrora.
Fazei que ela seja ocasião de testemunho e partilha,
convivência e ação de graças,
procurando cada um o outro que sempre espera.
Convosco continuaremos este caminho de encontro,
para que o nosso mundo se reencontre também,
na fraternidade, na justiça e na paz.
Ajudai-nos, Nossa Senhora da Visitação,
a levar Cristo a todos, obedecendo ao Pai, no amor do Espírito!
Deixe uma Resposta