Anna Masiello

Anna Masiello

Atualmente estamos a enfrentar alterações climáticas e cabe-nos a nós cuidar do nosso planeta, ainda existe muita coisa que deve ser mudada entre elas o desperdício alimentar. De acordo com a FAO, cerca de1/3 de todos os alimentos produzidos anualmente a nível mundial é desperdiçado, ainda por cima com tanta gente que precisa.

Anna Masiello tem 26 anos, é italiana mas está neste momento em Lisboa. Fez um mestrado em Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade no ISCTE-IUL. É ativista ambiental e foca o seu trabalho no tema do consumo consciente, moda sustentável e economia circular.

Com vista a combater o desperdício alimentar Anna Masiello pratica dumpster diving. A ideia é resgatar comida que ainda se encontra em perfeitas condições para consumo mas que as grandes cadeias alimentares deitam fora, chegando a recolher cerca de 90 euros em alimentos.

“Acho que não esperam que duas raparigas, com um ar normal, vestidas à estudante, estejam a vasculhar o lixo…Por isso, espero que parem e se questionem sobre o porquê de estarmos a fazer isto, de estarmos a levar toda esta comida perfeita para casa.”, diz Anna.

“Apercebi-me que o planeta e a natureza são aquilo com que realmente mais me importo e que quero proteger” diz Anna e com razão porque é este planeta que vamos deixar para as gerações que aí vêm e que não têm que sofrer com as nossas escolhas.

Talvez uma pessoa sozinha não possa mudar o mundo, mas muitas podem fazer a diferença e, quem sabe, influenciar as instâncias de poder, os governos, as grandes empresas, a substituir as regras, a mudar os hábitos.

Há cerca de 3 anos Anna reparou que a quantidade de guarda-chuvas abandonados pelas ruas de Lisboa era absurda e começou a leva-los para casa, começou a pensar numa solução e foi assim que fundou a start-up R-Coat com a qual transforma guarda-chuvas partidos em casacos únicos. 

roupas feitas com guarda-chuvas ‘abandonados’

Este projeto ajuda a evitar emissões de gás com efeito estufa e contribui para uma indústria de moda mais sustentável e, para além disso, é algo em que todos podemos participar bastando entregar os nossos guarda chuvas estragados em certos pontos de recolha.

Esta semana rezemos para que existam mais pessoas que como Anna Masiello procurem ajudar o nosso planeta e para que também nós possamos fazer pequenas mudanças no nosso dia a dia mas que fazem a diferença.

Ana Serra

artigo preparado por
Ana Serra

Publicado por

Padre Diamantino Faustino

Pároco de Linda a Velha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s