


Inês Viana
Entre o trabalho ou os estudos, a família, os amigos e as nossa próprias vidas, todos lidamos com o stress diariamente e tentamos sempre fazê-lo da melhor maneira, mas nem sempre é possível. Especialmente nas circunstâncias que vivemos hoje em dia.
A jovem Lucy Stimson, apercebeu-se desta situação e decidiu ajudar a comunidade a lidar com este problema, criando uma página no Facebook.
A ideia de criar este projeto, ocorreu porque Lucy, sendo uma Girl Scout, estava a tentar ganhar a maior condecoração que uma Girl Scout pode ganhar, o Golden Award. Esta condecoração requer 80 horas de voluntariado que tenham um impacto significativo na sociedade.
Assim, Lucy criou a página Making a Stress-free Breakthrough (“Criando uma Descoberta Sem Stress” – tradução livre), onde tem postado várias maneiras de combater o stress do dia-a-dia desde Abril deste ano. Para além das dicas para reduzir o stress, Lucy aborda vários tópicos como meditação, mindfullness, vídeos engraçados e discursos de motivação, tendo, recentemente incluído um guia de um workshop anti-stress com várias atividades para as pessoas descarregarem.
Ao falar do projeto e sobre o impacto que este teve na sociedade, Lucy disse que este a ajudou a falar mais abertamente sobre saúde mental com os seus pais e que o projeto a ajudou a lidar com a sua própria ansiedade e stress. Lucy ainda acrescentou “Por vezes o stress é tão assoberbante que parece consumir-nos, mas isso não significa que nos devemos acostumar a isso. Eu criei este projeto porque já lá estive e sei como é que se sente, é difícil. Se eu conseguir ajudar ao menos uma pessoa, tudo isto terá valido a pena.”.
O projeto de Lucy é uma boa oportunidade para parar um pouco, pôr a vida perspetiva e analisar como estamos mentalmente. Devemos fazer isto regularmente porque, ao contrário do que muitas vezes acontece com a saúde física, muitas vezes só sabemos que a nossa saúde mental está mais frágil quando estamos muito perto do limite. E se precisarmos e ajuda, não devemos ter medo de a ir procurar, mesmo que seja apenas numa página de Facebook como a da Lucy.
Esta semana, pedimos ao Senhor que nos dê forças para analisar a nossa vida e perceber se estamos bem física e mentalmente, que Ele nos ajude a mantermo-nos bem ou a recuperar e que nos dê a coragem necessária para pedir ajuda quando necessitamos.
Inês Viana
Deixe uma Resposta