Joynal 4.7.2020

“Papa Francisco
sem-abrigo”

 Aposto que este título vos chamou a atenção, mas preparem-se porque o que vão ler a seguir tirou-me as palavras da boca.
Alexsandro Palombo pintou o Papa Francisco como sem-abrigo, com um copo que aos olhos parece da famosa marca “coca cola” mas na qual escreve “Caritas”.
Alexsandro é um artista contemporâneo e um ativista focado na cultura ‘pop’, sociedade, diversidade, ética e direitos humanos que pinta a cidade de Milão apelando à generosidade e solidariedade neste momento difícil em que, não só Itália, mas também o mundo, enfrentam uma pandemia que parece não ter fim.
Estas obras ficaram virais, não só pelo impacto de ver o Papa a representar os mais vulneráveis, mas também pelo apelo que o artista faz para que ninguém se esqueça desta “pandemia da pobreza”:
“Esta grave crise oferece-nos a possibilidade de voltar a projetar a sociedade para que seja mais humana. Hoje mais do que nunca precisamos de estar conscientes das necessidades do próximo, daqueles que estão a passar ou que vão passar por um momento de extrema necessidade” refere Alexsandro.
“Cada um de nós pode fazer a diferença ajudando as famílias mais fragilizadas e todos aqueles que agora caíram na pobreza. Este é o momento de entender que o futuro é generosidade e solidariedade” 

Esta obra repete-se em vários lugares na capital da Lombardia, a região mais afetada pela pandemia, assim como a imagem de ‘Maria com o menino Jesus’ que pede dinheiro com o mesmo copo:

No seu Instagram Palombo publica a realidade que muitas vezes nos choca por não convivermos com ela todos os dias, inspirando inúmeras pessoas a estar mais atentas ao próximo e ao ambiente que o rodeia.
Assim como Alexandro, nunca deixemos de lutar por aqueles que são mais oprimidos, dando a nossa voz por eles. Por isso, deixemos as intenções desta semana para os artistas que nunca param de inspirar a sociedade a ser melhor e para as pessoas que mais estão a ser afetadas por esta nova pandemia.

Leonor Félix

artigo preparado por
Leonor Félix

Publicado por

Padre Diamantino Faustino

Pároco de Linda a Velha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s