XXI Dia Mundial do Doente

XXI_Dia_Doente

Comissão Nacional da Pastoral da Saúde 17/12/2012

Na actual crise económica-social multiplicam-se as pessoas em dificuldade. Aumenta o número das pessoas idosas, há novas doenças que invadem as famílias, também não faltam deficientes, a par de migrantes, de desempregados, de crianças ao abandono. É preciso levar as comunidades cristãs a “fazer o mesmo” que foi feito pelo “Samaritano”.

O que fazer nas comunidades cristãs?

Ver as pessoas que precisam de especial ajuda em saúde e apoio material ou espiritual: organizar um ficheiro com as pessoas a quem ajudar.

Aproximar-se indo ao encontro destas pessoas: a criação de um grupo de voluntariado/visitadores a quem são atribuídas as pessoas a ajudar; fazer-se próximo é uma forma dinâmica de ir ao encontro de quem não tem ninguém.

Cuidar é a melhor forma de recuperar a pessoa que foi batida pela adversidade; o cuidado pode ser na área da saúde , mas também no campo social ou mesmo na vida espiritual; o necessário é proporcionar subsídios que permitam dar respostas aos problemas.

Continuar os cuidados é indispensável, uma vez que ninguém resolve problemas com um simples encontro; é frequente, hoje, o que se chama o “toca e foge”; é necessário dar continuidade à acção sanadora que se iniciou, para que a pessoa receba a paz que precisa.

Todo este trabalho pastoral deve estar estruturado nas paróquias e nos hospitais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s