A pedido da Anacom

Dentro em breve, todos os países da União Europeia deixarão a televisão analógica tradicional e passarão a usar a TDT.
Em Portugal, a TDT já está disponível em todo o território nacional. A PT Comunicações é o operador responsável e já instalou a rede que lhe permite receber os serviços da TDT, seja por recepção directa, seja por recepção via satélite (DTH).
Quem tiver os televisores preparados, e não tiver televisão paga, já está a receber uma imagem televisiva de melhor qualidade e tem acesso a um guia de programação electrónico, graças à TDT
Com a TDT, vai continuar a assistir aos quatro canais (RTP1, RTP2, SIC e TVI) de forma gratuita, como até aqui, não tendo de subscrever serviços de televisão paga, nem de pagar quaisquer mensalidades.
– Se o seu televisor já tem uns anos e não está preparado para a televisão digital.
– Se em sua casa só recebe os quatro canais de televisão gratuitos – RTP1, RTP2, SIC e TVI (ou a RTP1 e o canal regional, se mora nos Açores ou na Madeira) – ou seja, se não tem televisão paga.
– Se tem televisão paga em apenas alguns dos televisores de sua casa e noutros não.
Chegou a hora de mudar para a TDT.
Ligue grátis 800 200 838, para saber se está numa zona de recepção directa – “zona TDT” – ou de recepção por satélite – “zona DTH” – e que equipamento pode utilizar em sua casa.Se estiver numa “zona TDT,” o processo de transição é simples.

Siga os seguintes passos para mudar para a TDT:
Passo 1
Veja se no manual técnico, junto à marca ou na parte de trás do seu televisor encontra as seguintes referências: DVB-T e MPEG4/H.264. Então o seu televisor está apto a receber a TDT.
Basta agora, para ver TDT, alterar a recepção para digital e sintonizar automaticamente os canais.
Passo 2
Se o seu televisor não tiver as duas referências do passo 1, verifique se tem uma entrada SCART (21 pinos) ou HDMI.
Caso tenha alguma destas entradas, o televisor está apto a ser ligado a um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e a norma MPEG4/H.264, e assim poderá receber TDT.
Se o televisor não tiver qualquer das características referidas nos passos 1 ou 2, poderá:
– adquirir um descodificador com modulação integrada ou um modulador de sinal RF e um descodificador TDT;
ou
– comprar um televisor com DVB-T e MPEG4/H.264 ou com uma entrada SCART ou HDMI.
Antes de comprar um novo televisor, confirme primeiro o tipo de recepção que tem e o equipamento que pode utilizar em sua casa.
Os descodificadores e moduladores de sinal RF são vendidos em lojas de electrodomésticos e electrónica. Embora o número de modelos seja mais reduzido, também há descodificadores com modulação integrada. Verifique se o descodificador é compatível com a TDT em Portugal (MPEG4/H.264), pois pode haver descodificadores MPEG2 à venda no mercado que não permitem ver a TDT em Portugal.
Deverá dar preferência aos descodificadores compatíveis com a alta definição “HD” pois, se no futuro as emissões passarem exclusivamente para alta definição, terá que substituir os descodificadores caso estes não sejam “HD”.
Para comparar preços, qualidade e funcionalidades dos descodificadores à venda em Portugal, consulte a informação disponibilizada pela Deco Proteste em www.deco.proteste.pt.
Passo 3
Se comprou um descodificador, deverá agora ligar o cabo de antena ao descodificador e ligar o descodificador ao seu televisor com um cabo SCART ou HDMI.
Sintonize automaticamente os canais e passe a usar o telecomando do descodificador.
Agora já pode assistir aos seus programas de sempre, com melhor qualidade de som e imagem, e consultar, de forma rápida e simples, a programação. Pode ainda aceder a funcionalidades que até agora não tinha, como, por exemplo, parar ou gravar programas (dependendo do descodificador que comprar).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s