Dentro em breve, todos os países da União Europeia deixarão a televisão analógica tradicional e passarão a usar a TDT.
Em Portugal, a TDT já está disponível em todo o território nacional. A PT Comunicações é o operador responsável e já instalou a rede que lhe permite receber os serviços da TDT, seja por recepção directa, seja por recepção via satélite (DTH).
Quem tiver os televisores preparados, e não tiver televisão paga, já está a receber uma imagem televisiva de melhor qualidade e tem acesso a um guia de programação electrónico, graças à TDT
Com a TDT, vai continuar a assistir aos quatro canais (RTP1, RTP2, SIC e TVI) de forma gratuita, como até aqui, não tendo de subscrever serviços de televisão paga, nem de pagar quaisquer mensalidades.
– Se o seu televisor já tem uns anos e não está preparado para a televisão digital.
– Se em sua casa só recebe os quatro canais de televisão gratuitos – RTP1, RTP2, SIC e TVI (ou a RTP1 e o canal regional, se mora nos Açores ou na Madeira) – ou seja, se não tem televisão paga.
– Se tem televisão paga em apenas alguns dos televisores de sua casa e noutros não.
Chegou a hora de mudar para a TDT.
Ligue grátis 800 200 838, para saber se está numa zona de recepção directa – “zona TDT” – ou de recepção por satélite – “zona DTH” – e que equipamento pode utilizar em sua casa.Se estiver numa “zona TDT,” o processo de transição é simples.
Siga os seguintes passos para mudar para a TDT:
Passo 1
Veja se no manual técnico, junto à marca ou na parte de trás do seu televisor encontra as seguintes referências: DVB-T e MPEG4/H.264. Então o seu televisor está apto a receber a TDT.
Basta agora, para ver TDT, alterar a recepção para digital e sintonizar automaticamente os canais.
Passo 2
Se o seu televisor não tiver as duas referências do passo 1, verifique se tem uma entrada SCART (21 pinos) ou HDMI.
Caso tenha alguma destas entradas, o televisor está apto a ser ligado a um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e a norma MPEG4/H.264, e assim poderá receber TDT.
Se o televisor não tiver qualquer das características referidas nos passos 1 ou 2, poderá:
– adquirir um descodificador com modulação integrada ou um modulador de sinal RF e um descodificador TDT;
ou
– comprar um televisor com DVB-T e MPEG4/H.264 ou com uma entrada SCART ou HDMI.
Antes de comprar um novo televisor, confirme primeiro o tipo de recepção que tem e o equipamento que pode utilizar em sua casa.
Os descodificadores e moduladores de sinal RF são vendidos em lojas de electrodomésticos e electrónica. Embora o número de modelos seja mais reduzido, também há descodificadores com modulação integrada. Verifique se o descodificador é compatível com a TDT em Portugal (MPEG4/H.264), pois pode haver descodificadores MPEG2 à venda no mercado que não permitem ver a TDT em Portugal.
Deverá dar preferência aos descodificadores compatíveis com a alta definição “HD” pois, se no futuro as emissões passarem exclusivamente para alta definição, terá que substituir os descodificadores caso estes não sejam “HD”.
Para comparar preços, qualidade e funcionalidades dos descodificadores à venda em Portugal, consulte a informação disponibilizada pela Deco Proteste em www.deco.proteste.pt.
Passo 3
Se comprou um descodificador, deverá agora ligar o cabo de antena ao descodificador e ligar o descodificador ao seu televisor com um cabo SCART ou HDMI.
Sintonize automaticamente os canais e passe a usar o telecomando do descodificador.
Agora já pode assistir aos seus programas de sempre, com melhor qualidade de som e imagem, e consultar, de forma rápida e simples, a programação. Pode ainda aceder a funcionalidades que até agora não tinha, como, por exemplo, parar ou gravar programas (dependendo do descodificador que comprar).
Deixe uma Resposta