Exposição e escola de ícones em vidro

06 out 2011 in Ecclesia

O Museu Nacional de Etnologia inaugura hoje, em Lisboa, a mostra “Religiosidade em vidro”, exposição de 60 de ícones romenos organizada pelo Instituto Cultural Romeno.
A iniciativa, que já percorreu museus na Itália, França e Dinamarca, explica aos visitantes que o ícone sobre vidro “vem da Europa Central (Império Austro-Húngaro), sendo trabalhado pelos camponeses, cuja principal ocupação era a agricultura”, refere o site do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC).
Os motivos ilustram os seguintes temas: “a Sinaxe dos Santos Protectores Ortodoxos, a concepção do camponês romeno sobre a vida após a morte, sobre o Céu e o Inferno, temas bíblicos do Antigo e Novo Testamento, o calendário ortodoxo romeno”.
A exposição estará patente até 10 de janeiro, de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, e terça-feira, das 14h00 às 18h00.
Paralelamente à mostra realiza-se uma oficina de pintura ministrada por Olga Chicu, que “propõe aos participantes o desafio de pintarem um ícone sobre vidro, dando a conhecer as etapas e as técnicas que envolvem esta prática artística, ela própria também parte do culto religioso”.
Os quatro ateliês decorrem em outubro (8 a 17, 15 a 24 e 22 a 31) e entre 29 deste mês e 5 de novembro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s