A Procissão das velas

O início das nossas festividades religiosas é marcado pela Procissão de Velas.
Forma simples e popular, ela é uma expressão pessoal de cada paroquiano, aproveitando a escuridão da noite e a pequena luz que transporta na mão, reconquistar a consciência de ser um ente peregrino, que, como o Filho do Homem, não tem lugar onde repousar a cabeça. É também a imagem de uma Igreja, colectiva e luminosa, que vai deixando, por onde passa o reflexo da misericórdia divina.
Mas a nossa procissão de Velas é mais do que isso. Ela assinala o momento em que a freguesia vai buscar ao primeiro templo a imagem de Nossa Senhora do Cabo! Foi sob a presença desta invocação, figurada nesta imagem que é a mais antiga ligada às terras de Linda a Velha, que a proto-comunidade paroquial se reuniu e discerniu a sua identidade que a levou, mais tarde, a autonomizar-se da Paróquia de São Romão de Carnaxide, e a constituir-se como paróquia, enriquecendo a Igreja Universal e alimentando a igreja local.
Este ano, pela primeira vez, celebraremos missa campal no Adro da capela de Nossa Senhora do Cabo, pelas 20h30, dia 10 de Setembro. Logo a seguir, pelas 21h30, levando a imagem da Padroeira até à Igreja Matriz, percorreremos as seguintes vias: Av. Tomás Ribeiro – Av 25 de Abril (passando à frente do quartel) – Av Carolina Micaelis – Rua dos Lusíadas. Faremos assim, com nobreza e dignidade a memória de todos aqueles que, antes de nós cumpriram esta tradição, ligando o passado e o futuro desta terra.
Pedia-vos que pudessem estar na rua, ao menos para acompanhar a procissão e também a colocação, nestas vias, de uma pequena luz em cada uma das vossas janelas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s