Na Véspera de Natal

Está quase…
Recordo, admirado a expectativa que, enquanto criança, colocava no Natal e que hoje, por mais voltas que dê à imaginação e à vontade, não consigo reproduzir
Não era por causa das prendas. Elas eram poucas. Os finais dos anos 70 estavam marcados pelos disparates económicos do PREC e pelo desemprego subsequente. A família poupava tudo o que podia para adquirir casa, o acesso ao crédito era extraordinariamente difícil e os juros absolutamente loucos. Por isso a possibilidade de uma bicicleta era tão remota como a viagem a Marte. Com sorte, no meio das meias camisolas e cachecóis, aparecia um carrinho Matchbox, guardado religiosamente durante os próximos meses para se não estragar.
A expectativa estava num conjunto de acontecimentos simples mas com um valor tremendo para uma criança. Quando vinha o pinheirinho? Quando se ia a Sintra ou a Belas buscar o musgo? Quando se colocava as bolas coloridas e as fitas? Quem dispunha as peças do presépio? Lá em casa chegava a ser uma autêntica cidade com a imaginação a construir casas e castelos com peças de dominó e molas de roupa; a quem se mandava as boas festas? Com quem se ia comer o almoço do dia de Natal, quem se recebia em casa para consoar? Quem ajudava a mãe com as “rabanadas” e com os bolos?
A véspera de Natal era o dia de maior frenesim. A partir do meio dia, a casa não parava com o vaivém dos trabalhos gastronómicos e com a troca das boas festas com a vizinhança. Esse movimento era a delícia de qualquer criança. Mas o melhor estava para vir! A ceia ruidosa coma a família e amigos e no fim, a ida à igreja, à missa do galo, onde, no meio do fumo pesado do incenso, por entre uma multidão que enchia completamente o templo, se sentia a presença do Menino Jesus que no fim se beijava, numa mistura de prazer e de espanto.

Publicado por

Padre Diamantino Faustino

Pároco de Linda a Velha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s