Bom dia a todos!
Neste dia 6 de fevereiro celebramos o dia em que entrou o primeiro utente no nossa Lar paroquial. Já foi há 26 anos!
Deixo-vos algumas breves notas sobre o nosso Lar.
A ERPI – Estrutura Residencial Para Idosos, tem a capacidade no regime de Lar Residencial para 58 Idosos (onde 48 estão ao abrigo do regime de Acordo de Cooperação com a Segurança Social e 10 em regime particular).
No serviço SAD (Serviço de Apoio Domiciliário), apoiamos cerca de 30 utentes.
Quanto ao Centro de dia, temos cerca de 15 idosos que frequentam as actividades ao longo da semana (segunda a sexta).
Os recursos humanos necessário para manter o funcionamento do Lar, apoiando os idosos durante vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana, implicam equipas para três turnos, totalizando 43 colaboradoras (funcionárias).
Para o SAD temos 8 colaboradoras.
Para as actividades do Centro de dia, contamos com 3 colaboradoras.
Além destas equipas de trabalho directo com os idosos, há toda a estrutura que inclui direcção executiva, a direcção técnica, a secretaria, a cozinha, a lavandaria e a equipa de manutenção.
Além dos recursos humanos há a manutenção do edifício, as necessidades energéticas, a aquisição de equipamentos, etc.
O nosso Lar tem acordo de cooperação com a segurança social, que apoia os utentes e as suas famílias de acordo com as regras e as tabelas da Segurança Social. O custo por utente é assim suportado por esta verba — dividida entre a segurança social, os utentes e as famílias — que tem de cobrir toda o custo do Lar.
Além disto também a Câmara Municipal de Oeiras tem apoiado em diversos projectos ao longo dos anos, por exemplo na aquisição de equipamentos e viaturas, e no apoio directo aos custos acrescidos durante a crise da pandemia covid-19. Integra-se aqui também a acção da União de Freguesias, sempre disponível para acompanhar e orientar.
Ultimamente temos também um protocolo de colaboração com o Instituto São João de Deus, para o apoio semanal de uma psicóloga que acompanha os utentes, as famílias e capacita as funcionárias para agir neste campo.
Agradecemos a todos os voluntários e benfeitores que ao longo dos anos acompanharam esta instituição.
Um grande bem haja para todos!
Deus vos abençoe!
Padre Diamantino.
Deixe uma Resposta