O portal futurista que liga cidades

Portal situado na cidade polaca (Lublin) com imagem para a cidade lituânia (Vilnius).

As estruturas erguidas em ambas as cidades são idênticas. São círculos de cimento com mais de três metros de altura, dentro dos quais existem enormes ‘espelhos’. Mas em vez de refletirem a imagem dos quem passa, exibem a imagem do ‘outro lado’ do portal – outra cidade, noutro país.

Neste caso, os habitantes de Lublin, na Polónia, veem “ao vivo” o que as câmaras mostram do portal em Vilnius, na Lituânia e vice-versa.

Em ambos os locais só pode ver imagem, pois os portais não transmitem som. As câmaras são montadas na caixa do portal, e o conjunto é complementado por uma simples iluminação em LED, que confere à instalação um caráter futurista.

A instalação, projetada por engenheiros do Centro de Criatividade e Inovação da Universidade de Tecnologia Gediminas, em Vilnius, já existe há cinco anos, mas a ideia de criar ‘pontes digitais’ nasceu devido à pandemia, quando a maioria dos países fechava as fronteiras aos visitantes por medo da propagação do vírus. 

Os portais em Lublin e Vilnius rapidamente se tornaram uma atração turística, com vários utilizadores da internet a exigirem que mais portais sejam instalados em outras cidades ao redor do mundo.

Joana Brígida

artigo preparado por
Joana Brígida

Publicado por

Padre Diamantino Faustino

Pároco de Linda a Velha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s