O primeiro esquerdo

O primeiro esquerdo

pastedGraphic.png

O primeiro esquerdo é um projeto da Mariana que alguns de vocês podem conhecer da nossa paróquia e do seu namorado, o Daniel. Este é um projeto recente que se dedica, neste momento, a fazer postais, mas que sendo um projeto recente ainda estão a descobrir o seu caminho e a sua identidade artística.

Como é que surgiu esta ideia? A Mariana é formada em psicologia, não tendo qualquer formação artística, mas desde que começou a pandemia que estava parada, foi sempre mandando currículos e tentar arranjar estágios, mas não teve muito sucesso, decidiu então procurar outras ideias e outros projetos.  E foi aí que surgiu esta ideia, porque é algo que sempre gostou de fazer, sempre desenhou e sempre teve este interesse pelas artes, mas foi sempre algo que via como um hobbie, algo que fazia apenas para si.

A ideia era ser algo ligado com fotografia e “rabiscos”, mas com a pandemia a parte da fotografia foi mais difícil então está mais dedicada a esta outra parte. Percebeu que tinha um gosto por estas coisas que nunca teve com outras atividades e não tinha com o seu curso de psicologia, nunca se conseguiu enquadrar e identificar tanto com nenhuma área de psicologia.

Não trabalha sozinha, tem a ajuda do Daniel que é arquiteto e também tem muito jeito para o desenho e que a ajuda em tudo o que é preciso, desde editar vídeos, tirar fotos, a dar feedback, tem um trabalho mais de backstage mas este é um projeto dos dois, quis fazer uma coisa que também o incluísse e acabam por se complementar muito bem também neste mundo artístico. Era suposto nascer em primeiro lugar como uma página de fotografia, tem todo um portefólio com fotografias que foi tirando de celebrações (como primeira comunhão, batizados, crismas) na igreja, porque sempre teve este gosto pela fotografia e isto também a ajudou a perceber que realmente tinha jeito para isto.

O seu processo de criação passa muito por explorar novas coisas. É muito autodidata e vê novas técnicas, testa, desde estampagem, pintura a óleo, tenta ver como quer fazer o desenho, o que quer representar e testa de várias formas de vários processos e vê o que fica melhor e que se adequa mais. Começou a dedicar-se mais a isto na altura da páscoa fazendo postais relacionados com esta celebração e deixou de ser hobbie, “estou a descobrir a minha identidade artística, qual o estilo em que me identifico mais mas uma coisa que já percebi é que não sou pessoa de uma só técnica, gosto de experimentar. Para também poder chegar a mais gente”.

A quarentena teve um grande papel, deu oportunidade de explorar esta paixão que estava um bocadinho adormecida.  

Vai buscar inspiração em tudo o que lhe possa dar inspiração, mas se se inspirar numa pintura ou algo de outro autor tenta sempre dar um toque seu, para que tenha a sua identidade lá. Afirma que esta é uma forma de estar na vida, de expressar as coisas da maneira como as vivencia. Acaba por ser uma busca pessoal, pega em coisas que lhe transmitam algo e tenta fazer coisas que digam algo às pessoas. 

Porquê postais com esta temática?

A arte é muito feita para o simbólico, criar dentro das coisas que tenham simbolismo para ti. “É uma arte que toca na minha fé, a fé é uma forma de estarmos no mundo. Se a arte é uma forma de estar na vida e a fé também é normal que estas se liguem”. Quando ia começar estava na altura da páscoa e achou que fez sentido. O objetivo é também ir explorando outros temas. 

Onde posso encontrar?

Para seguirem o trabalho da Mariana e do Daniel, que vale muito a pena, podem segui-los no Facebook (@O1oEsquerdoArte) e no Instagram (@o_1o_esquerdo_arte). Aqui vão poder encontrar também informação sobre como funcionam as encomendas e as comissões. Podem sempre mandar-lhe mensagem sobre alguma dúvida que tenham ou se quiserem algo mais específico ela também pode tentar fazer.

Deixo aqui de forma mais sucinta os contactos para que possam seguir o trabalho destes dois jovens inovadores. Boa semana para todos!

Facebook:  @O1oEsquerdoArte

Instagram:  @o_1o_esquerdo_arte 

E-mail:  mrs.marianarodriguesdasilva@gmail.com

pastedGraphic_1.png
artigo da
Ana Serra

Publicado por

Padre Diamantino Faustino

Pároco de Linda a Velha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s