A expressão “matar dois coelhos de uma cajadada só” pode parecer como uma analogia um bocado violenta, mas, mesmo assim, ainda é bastante usada hoje em dia; e é exatamente a analogia ideal para descrever o trabalho de Nzambi Matee.
Nzambi Matee é uma jovem queniana que se devotou a matar dois coelhos com uma cajadada muito ecológica; aliás, uma tijolada: resolver tanto o problema de poluição que observava na sua terra natal, como também o problema de falta de alojamento que afeta muitas pessoas. Como? Reciclando materiais como plástico, e transformando-os em materiais de construção para residências, alegadamente mais resistentes que os materiais convencionais. A sua empresa, Gjenge Makers, foi criada como resultado de experiências que Nzambi começou por realizar no quintal da sua mãe.
A sua iniciativa captou grandes atenções, e acabou por lhe ser oferecida uma bolsa para um programa de empreendedorismo norte-americano, o que lhe permitiu trabalhar e melhorar a sua técnica de trabalho com os materiais, bem como desenvolver maquinaria que agilizasse a produção.
Hoje a sua empresa tem uma produção que impacta imenso os números relativamente à poluição no Quénia, e Nzambi foi vencedora do título de “Jovem Campeã do Planeta” em 2020, um título atribuído pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
Que esta semana as nossas intenções estejam com os agentes de mudança, para que estes tenham a coragem para a iniciar, e a persistência para a manter.
Teresa Cunha.
Deixe uma Resposta