Biblioteca de camelos

Save the Children” (em português “Salvem as Crianças”) é uma organização sem fins lucrativos que defende os direitos e os interesses das crianças de todo o mundo, pondo em 1º lugar as que se encontram mais vulneráveis. Milhões de crianças nascem já em desvantagem apenas pelo sítio onde nascem e vivem, e acabam por morrer por razões evitáveis como a pobreza, a violência, as doenças e a fome. Esta organização tem por isso o grande objetivo de que todas as crianças sobrevivam, aprendam e estejam sempre protegidas.
A ambição deles para 2030 é que todas as crianças:
-Sobrevivam: que nenhuma criança morra de causa evitáveis antes dos 5 anos;
-Aprendam: que todas as crianças tenham uma educação básica de qualidade;
-Estejam protegidas: que a violência contra as crianças não seja mais tolerada;
Para além destas três áreas têm também projetos para a crise climática e trabalham ainda com os governos de todo o mundo para que os direitos da criança sejam respeitados sem deixar nenhuma para trás.
Na área da aprendizagem esta organização tem o objetivo de “garantir que todas as crianças recebam o apoio e os cuidados de que precisam antes de entrarem na escola e que sejam capazes de ler e escrever. Também trabalhamos para garantir que as escolas sejam lugares onde todas as crianças estejam seguras e felizes”. Atuam em locais de conflito e de catástrofes para que a sua educação não seja interrompida ou que termine antes do tempo.
No entanto devido à pandemia que todos ultrapassamos hoje muitas crianças deixaram de poder ir à escola. Esta organização decidiu então criar uma solução para que conseguissem ultrapassar esta situação e para que as crianças continuassem a estudar. A solução encontrada foi a de uma biblioteca de camelos, que tem como objetivo resolver este problema levando a escola até às crianças uma vez que estas não se podem deslocar até ela.
Esta biblioteca leva todos os livros essenciais a 22.000 crianças de 33 aldeias na Etiópia, passando dois dias e meio em cada uma delas. Enquanto as crianças estudam e aprendem através destes livros os camelos podem descansar, comer e fazer exames de saúde para detetar possíveis doenças que possam ter. 
Uma menina de uma destas aldeias disse à organização “Quando as escolas fecharam, fiquei muito triste. No entanto, a biblioteca de camelos continuou a vir para nossa aldeia e forneceu-nos livros de histórias. Estou muito feliz porque agora posso pedir emprestado e levar para casa o livro de histórias que gostaria de ler”
Nesta semana rezemos por todos os estudantes do mundo, especialmente por aqueles mais desfavorecidos. Rezemos também por aqueles que se dedicam a estas crianças para que possam ter um futuro melhor e para que possam ter uma educação básica.
Margarida Vincente

artigo preparado por
Margarida Vicente

4 pensamentos sobre “Biblioteca de camelos

  1. Tenho ainda alguns livros de quando era estudante. Já os ofereci à igreja váias vezes e nunca tive resposta.
    Se interessarem, agradeço resposta e alguém que os venha buscar com dia e hora marcada. Obrigada.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s