
Dia 24 de Janeiro temos mais um desafio pela frente: pôr a máscara na cara, uma caneta no bolso e sair de casa para ir votar no nosso futuro Presidente da Républica.
Mas vamos recuar um bocadinho no tempo.
As primeiras eleições livres com sufrágio universal (votação em que todos os cidadãos com capacidade legal têm direito ao voto) foram as primeiras eleições após a Revolução de 25 de abril de 1974. Estas eleições para a Assembleia Constituinte foram realizadas no dia 25 de abril de 1975 e tiveram a maior participação de sempre: menos de 10% de abstenção.
Infelizmente, ao longo dos anos, a taxa de abstenção em Portugal tem vindo a aumentar drasticamente.
Nas últimas eleições presidenciais, a taxa de abstenção foi de 51,26%. Mais de metade da população portuguesa prescindiram do seu direito ao voto.
O Joynal é um espaço onde jovens da paróquia podem partilhar notícias na esperança que estas transmitem algo de novo. Como jovens é nosso dever sensibilizar para tópicos importantes, daí usarmos esta plataforma como modo de transmissão a todos os nossos leitores.
Este ano, com a situação que estamos a viver, já vai haver muitas pessoas que, por impedimento de isolamento, não poderão votar.
Deste modo alertamos para a importância de ir votar, para que todos possamos contribuir para o nosso futuro.
Votar é seguro.
Cumpra as recomendações da DGS.
Dia 24 de janeiro,
vá até ao seu posto de recenseamento e VOTE.
Leonor Félix
Deixe uma Resposta