Santo André

Santo André, representado com a cruz ‘em x’, na qual sofreu o martírio.

O dia de Santo André celebra-se a 30 de novembro, mas será que todos conhecemos a sua história?

artigo preparado por
Margarida Vicente

Santo André nasceu em Betsaida e era irmão de Simão, que mais tarde se tornou Pedro, filhos de Jonas, um pescador. Betsaida fica nas margens do Lago Genesaré, ou Mar da Galileia. André e Pedro tornaram-se pescadores como o pai e eram sócios de João e Tiago, discípulos de Jesus, em Cafarnaum.

Foi João Batista que apresentou André e João a Jesus dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo”, e a partir desse momento seguiram-no. Estes foram depois os primeiros a serem escolhidos como apóstolos de Jesus. André fez então questão de apresentar o seu irmão ao Mestre e este não quis guardar a notícia só para si e passou a apresentar outros discípulos a Jesus.
Não se sabe se André era casado ou se tinha filhos, a única coisa que sabemos é que deixou tudo para trás para seguir o Mestre. Na lista dos apóstolos era o segundo, estando abaixo do seu irmão Pedro, que fora o escolhido para ser o líder dos doze.

Nos Evangelhos André é mencionado doze vezes, de entre elas o milagre da multiplicação dos pães, e quando os gregos pedem para ver Jesus é a ele a quem recorrem para este falar com Ele. Participou em toda a vida pública de Jesus e viu todos os seus milagres, ouviu todas as pregações e ensinamentos. Quando Jesus foi morto fugiu e sentiu a fraqueza dentro de si, mas logo a seguir experimentou uma grande alegria ao ver o Senhor ressuscitado e sentiu a força do Espírito Santo no dia de Pentecostes o que moldou a sua personalidade para sempre e o tornou o grande apóstolo de Jesus. 
Logo a seguir ao Pentecostes evangelizou a Palestina e toda a região circundante, fixando-se depois em Patras na Grécia.

Patras tornou-se também o lugar do seu martírio. Vendo o crescimento da comunidade cristã o governador decidiu prender Santo André porque este afirmava que Jesus era um juiz mais importante e acima dele. Exigiram-lhe que adorasse os deuses pagãos daquela região, mas ele negou-se a fazer tal coisa dizendo que esses deuses eram demónios. Egéas (o governador) decidiu então condenar Santo André à morte. Esta sentença foi encarada com alegria uma vez cumpriu a missão que lhe foi dada, pregar a palavra de Deus. Antes de morrer doou o que tinha aos seus carrascos e resistiu a dois dias de sofrimento pregado a uma cruz em forma de “X”. Antes de morrer uma forte luz envolveu o seu corpo e depois apagou-se. Foi no dia 30 de novembro de 60 que Santo André morreu e por isso neste dia é celebrado o seu dia.

Em 357 o Imperador Constantino que se tinha convertido ao cristianismo transladou os restos mortais de Santo André para Constantinopla, que mais tarde foram levados para Roma onde estão até hoje.

Nesta semana rezemos por todos os missionários que tal com Santo André deixam tudo para trás e seguem o chamamento de Deus.
Rezemos também por nós mesmos para que possamos também largar tudo e segui-Lo.

Oração de Santo André

“Santo André, Apóstolo de Jesus Cristo,
que conheceste a exigência e a alegria de ser seu primeiro discípulo,
dá-nos a graça de responder-lhe com a mesma fidelidade,
de O servir cada dia no lugar que Ele para nós escolheu.
Tu que distribuíste à multidão faminta o pão que o Senhor multiplicava em tuas mãos,
obtém para nossa pobreza o mesmo milagre.
Faze que esperemos o socorro de Deus com a invencível esperança do amor, preocupados unicamente com o advento de seu Reino.
Testemunha da boa-nova, que tua voz levou até as extremidades da terra, conserva nos apóstolos de nosso tempo esta fé viva que transporta montanhas e constrói o Reino.
Mártir de teu testemunho, concede-nos a graça de união à Cruz de Jesus Cristo; que ela seja a alegria de nossa vida e o penhor de nossa ressurreição na claridade de Deus.
Amen!”

Margarida Vicente

Publicado por

Padre Diamantino Faustino

Pároco de Linda a Velha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s