“Verão de São Martinho”

Como sabem na quarta feira passada, dia 11 de novembro, festejamos o dia de São Martinho. Conhecemos este dia, por ser o dia em que se come castanhas. Mas o que celebramos, de facto?

São Martinho, ou Martinho de Tours nasceu no ano 316 na atual Hungria. Conta a lenda que era um outono frio e chuvoso. Um cavaleiro gaulês, São Martinho, tentava regressar a casa no meio de uma tempestade. Passou por um mendigo que lhe pediu esmola. São Martinho, ao ver o mendigo a tremer de frio e sem nada que lhe pudesse dar, pegou na espada e cortou o manto ao meio, cobrindo-o com uma das partes. Mais á frente voltou a encontrar outro mendigo e fez o mesmo. Desta vez ficou sem nada que o protegesse do frio e da chuva, no meio daquela tempestade.

Diz a lenda que nesse momento as nuvens negras desapareceram e o sol surgiu. Por isso, este milagre ficou conhecido como o verão de São Martinho.

Apesar de São Martinho ter recebido uma educação pagã, descobriu o cristianismo ainda em adolescente e deixou o exército romano para se tornar um monge e fazer o bem, tendo sido um dos principais religiosos a espalhar a fé cristã na atual França.

Esta é uma historia que já todos nós ouvimos falar mas que ás vezes não paramos para refletir no significado que tem, um homem que deu o que naquele momento de tempestade era o que tinha de mais valioso para dar a quem precisava mais, sem pensar no outro como alguém inferior mas sim como seu semelhante e alguém que precisava de ajuda. E Jesus compensou este ato de pura bondade com este “verão de São Martinho”, é um exemplo de que se confiarmos Jesus providencia sempre.

Este Natal também as Vicentinas da nossa paroquia precisam de ajuda com: Bacalhau, chocolates, frutos secos e compotas.
A entrega pode ser feita diretamente ao grupo das vicentinas (terças á tarde na igreja Matriz, nas traseiras), ou no cesto que está junto à imagem de São Vicente de Paulo, na igreja.

Esta semana procuremos também nós ser santos e pedir ajuda a Jesus para isso. Uma boa semana a todos.

Ana Serra

artigo preparado por
Ana Serra

Publicado por

Padre Diamantino Faustino

Pároco de Linda a Velha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s