
20.9.2020


Joana Brígida
“Depois disto, Jesus saiu e viu um cobrador de impostos chamado Levi, que estava no lugar de cobrança. Jesus disse-lhe “Segue-Me”. Levi deixou tudo, levantou-se e seguiu Jesus. Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava ali numerosa multidão de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. Os fariseus e doutores da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Porque é que comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?” Jesus respondeu: “As pessoas que têm saúde não precisam de médico, mas só as que estão doentes. Eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento”. (Lc 5, 27-32)
No dia 21 de setembro a Igreja celebra a vida de São Mateus apóstolo e evangelista. Como se pode observar pela leitura acima, S. Mateus, cujo nome antes da conversão era Levi, morava e trabalhava como coletor de impostos para os romanos em Cafarnaum, na Palestina. Quando ouviu a Palavra de Jesus: “Segue-me” deixou tudo de imediato, pondo de lado a vida ligada ao dinheiro e ao poder para um serviço de perfeita pobreza. Com isto, preparou e convidou o Mestre para grande festa de despedida em sua casa, que levou uma multidão de publicanos e outros tantos condenados aos olhos do povo sentarem-se também á mesa com ele e com Aquele que veio, não para os sãos, mas sim para os doentes; não para os justos, mas para os pecadores. Chamando-os à conversão e à vida nova.
Este dia, não só é importante para a Igreja, como também é importante para população de várias localidades do país, nomeadamente, Elvas que celebra a vida deste santo nestes dias com celebrações e feira.
Joana Brígida
Deixe uma Resposta