Estás com medo? Fala comigo!

Craig Conrad

“Enfrentando o medo que muitas pessoas sentem,
quando circulam na rua de noite.”

Ao longo da evolução a que a nossa civilização foi sujeita, muitos aspetos mudaram; entre eles, a maneira como nos deslocamos. Do cavalo, passando pela carroça, até aos carros de hoje em dia, é impossível negar que muito mudou ao longo dos tempos. Contudo, tal como em todas as situações, houve algo que permaneceu inalterado: o receio que muitas pessoas, especialmente jovens mulheres, sentem ao se encontrarem na rua de noite.
Craig Conrad, pai de dois jovens, um rapaz e uma rapariga, tomou consciência desta situação, e sentiu-se na responsabilidade de, não só procurar alertar para esta realidade, mas também de ajudar a evitar ou diminuir o potencial de situações de risco.
Na sua conta da aplicação TikTok publicou um vídeo que reproduz uma conversa, em que, seguindo um guião planeado, afirma ter conhecimento da localização e rota do táxi, Uber ou Lift em questão, e que irá ficar acordado a aguardar a sua chegada. Para quem se sinta inseguro ou desconfortável ao apanhar uma viatura de aluguer, basta iniciar o vídeo e seguir o guião que vai aparecendo no ecrã, que irá fazer parecer que está mesmo a ter uma conversa com os seus pais.
Para Craig este guião não foi difícil de alcançar, pois bastou-lhe imaginar a conversa que teria com a sua própria filha. E, por essa mesma razão, as reações coletivas ao seu vídeo causaram-lhe emoções divergentes: por um lado, sentiu-se contente por saber que estava, de facto, a ajudar pessoas e a fazer a diferença; mas, por outro lado, a enorme quantidade de feedback que recebeu numa questão de cerca de duas horas após a publicação do vídeo, de pessoas a agradecer e a informá-lo que já tinham usado o vídeo numa situação em que se tinham sentido desconfortáveis, deixaram-no irremediavelmente cara a cara com a profundidade da situação.
Numa entrevista à plataforma Now This, Craig apelou para que mais pessoas, especialmente homens, procurassem compreender melhor esta situação, e fazer os possíveis para alterarem a realidade.
Que esta semana as nossas intenções sejam como as de Craig, que estejamos mais alertas para o que e quem nos rodeia, e que tentemos sempre dar o melhor de nós para tornar o mundo um sítio mais agradável em que viver.

Teresa Cunha

artigo preparado por
Teresa Cunha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s