(29.4.2020) A ‘galáxia digital’
Papa Francisco: novas tecnologias, um dom de Deus, mas é necessária a “algor-ética”
Neste tempo em que as paróquias se ‘mudaram’ para o mundo digital, sobretudo as redes sociais, cruzei-me hoje com uma notícia do mês de fevereiro (antes da pandemia), que reportava o encontro do Papa Francisco com pessoas ligadas ao campo da inteligência artificial e à ‘galáxia digital’.
O Papa costuma reunir-se com especialistas de diferentes àreas da ciência, para melhor compreender a evolução do conhecimento científico.
Neste caso, sublinham-se as capacidades da inteligência artificial e dos algoritmos que gerem grande parte do mundo digital, desde as redes sociais até aos diagnósticos médicos.
(A pergunta impôe-se: o que é um algoritmo? podemos dizer que é uma série de procedimentos, para se obter um resultado. Estes procedimentos podem ser feitos automaticamente).
Sabemos que há sempre perigos, mas o Papa refere que “esses perigos não devem esconder o grande potencial que as novas tecnologias nos oferecem. Estamos diante de um dom de Deus, ou seja, um recurso que pode dar frutos para o bem.”
Então, aproveitemos este tempo de pandemia e de #FicarEmCasa, para desenvolvermos as nossas capacidades no mundo digital, e transformarmos esta ferramenta de comunicação, em lugar de anúncio do Evangelho.
Deus vos abençoe!
Padre Diamantino.
Deixe uma Resposta