‘Galáxia digital’

(29.4.2020) A ‘galáxia digital’

Papa Francisco: novas tecnologias, um dom de Deus, mas é necessária a “algor-ética”

Neste tempo em que as paróquias se ‘mudaram’ para o mundo digital, sobretudo as redes sociais, cruzei-me hoje com uma notícia do mês de fevereiro (antes da pandemia), que reportava o encontro do Papa Francisco com pessoas ligadas ao campo da inteligência artificial e à ‘galáxia digital’.
O Papa costuma reunir-se com especialistas de diferentes àreas da ciência, para melhor compreender a evolução do conhecimento científico.
Neste caso, sublinham-se as capacidades da inteligência artificial e dos algoritmos que gerem grande parte do mundo digital, desde as redes sociais até aos diagnósticos médicos.
(A pergunta impôe-se: o que é um algoritmo? podemos dizer que é uma série de procedimentos, para se obter um resultado. Estes procedimentos podem ser feitos automaticamente).
Sabemos que há sempre perigos, mas o Papa refere que “esses perigos não devem esconder o grande potencial que as novas tecnologias nos oferecem. Estamos diante de um dom de Deus, ou seja, um recurso que pode dar frutos para o bem.
Então, aproveitemos este tempo de pandemia e de #FicarEmCasa, para desenvolvermos as nossas capacidades no mundo digital, e transformarmos esta ferramenta de comunicação, em lugar de anúncio do Evangelho.
Deus vos abençoe!
Padre Diamantino.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s