O professor Elmo Consentini dará um concerto será no dia 3 de Novembro às 17 horas, no orgão de tubos da Paróquia de Linda a Velha e é inteiramente preenchido com música austríaca. O programa será o seguinte:
Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791): Allegro und Andante (Fantasie in f) für eine Orgelwalze, KV 608
Anton Bruckner (1824 – 1896) : Vorspiel und Fuge em dó menor
O professor Elmo Cosentini, recebeu a sua educação musical na Hochschule für Musik und darstellende Kunst em Viena, sua cidade natal, onde estudou órgão com Peter Planyavsky (organista da Catedral de Viena), piano, musica sacra, composição e direcção de orquestra.
Para além de sua formação académica participou em vários cursos de orgão sob a orientação de Michel Chapuis, Xavier Darasse, Piet Kee, Ewald Kooiman, Ton Koopman, Daniel Roth e Sergio Vartolo. Ainda como estudante iniciou a sua carreira como organista e pianista tendo realizado concertos na Europa, nos Estados Unidos da América, na África do Sul, na China, na Austrália e na Nova Zelândia.
Tendo terminado seus estudos com o grau académico de Master of Arts, trabalhou como maestro no Stadttheater Klagenfurt (Áustria) onde dirigiu óperas, para além da sua experiencia em repertório sinfónico.
Realizou master classes e workshops em várias universidades e convenções, assim como ministrou diversos cursos (Chinese University of Hong Kong, Hong Kong Academy for Performing Arts, International Summer Academy Venice e Los Angeles National Convention of the American Guild of Organists).
Efectuou gravações discográficas e tocou em transmissões ao vivo para a televisão e para diferentes estações de rádio. Para além disso foi responsável pela estreia de algumas obras para orgão de compositores contemporâneos.
Participou como organista e pianista em diferentes orquestras tais como: Wiener Philharmoniker, Wiener Symphoniker, Gustav Mahler Jugendorchester, Bochumer Symphoniker entre outras. Como solista fez apresentacöes nas seguintes orquestras: Niederösterreichisches Tonkünstler Orchester, Wiener Haydn Orchester e Kärntner Symphonieorchester.
Actualmente lecciona na escola onde recebeu a sua formação musical, hoje a Universität für Musik und darstellende Kunst in Wien, onde apresentou a sua tese de Doutoramento sobre música para piano de Sergeij Rachmaninoff.
É organista titular do orgão da Igreja de St. Michael de Heiligenstadt (Viena) e organista na Igreja de vasta tradição musical de St. Augustin (Viena).
A sua experiencia como organista tem o levado a diversos recitais pelo mundo, tais como: no National Shrine e na National Cathedral em Washington D. C., na Cathedral of St. John the Divine em New York, no Dom St. Stephan in Wien, no Hong Kong Cultural Centre, na Cathédrale Notre Dames de Paris, na Scots’ Church em Melbourne, no Stift St. Florian, na Saint Andrew’s Cathedral em Sydney, entre outras.
Deixe uma Resposta