António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro
Todos sabemos, como é grande a importância do ambiente da família, essencial o acolhimento da comunidade e imprescindível o testemunho dos sacerdotes no surgir da vocação e na acção desenvolvida ao longo do percurso formativo dos que se sentem chamados.
A Semana dos Seminários relembra-nos esta complementaridade entre as famílias, as comunidades, os sacerdotes e os Seminários.
Quanto maior for esta proximidade e mais efectiva e afectiva esta articulação entre todos, mais eficaz se torna a acção formativa e mais saudáveis e consistentes se revelam os diferentes resultados da formação. Esta complementaridade vai ganhando formas novas em iniciativas de oração, de generosidade e de comunhão fraterna e vai criando nas nossas comunidades e dioceses espaços abertos a uma cultura vocacional melhor acolhida e mais partilhada.
A renovada alegria e o acrescido interesse com que vemos as famílias, os sacerdotes e as comunidades acolherem o surgir da vocação entre os jovens e o interesse manifestado na celebração da Semana dos Seminários são, já de si, um sinal expressivo que quero saudar e agradecer. Louvemos o Senhor pelo bem que no coração de tantos jovens o Espírito de Deus realiza.
Material de apoio