Teologia do Corpo

A Escola de Leigos, durante este ano, na paróquia de Algés, no Centro Pastoral de Miraflores, está a leccionar um curso de aprofundamento sobre a Teologia do Corpo com o título: “ O Amor no Homem Divino”, às segundas feiras pelas 21h00.
A teologia do corpo refere o conteúdo das 129 catequeses pronunciadas pelo Papa João Paulo II nas audiências gerais de quarta-feira entre Setembro de 1979 e Maio de 1984 sobre o amor humano no plano divino: redenção do corpo e carácter sacramental do matrimónio.
Tal ensinamento distribui-se como segue:
I PARTE – A redenção do corpo
1.º Ciclo: o princípio – colóquio com os fariseus sobre a unidade e indissolubilidade do matrimónio (cf. Mt 19, 8; Mc 10, 6-9) – Criação;
2.º Ciclo: a redenção do coração (sobre a concupiscência, como adultério cometido no coração) – sermão da montanha (cf. Mt 5, 28) – Redenção;
3.º Ciclo: a ressurreição, o «outro mundo» – discursos nos sinópticos (cf. Mt 22, 30; Mc 12, 25; Lc 20, 35) – Ressurreição.
II PARTE – O carácter sacramental do matrimónio
4.º Ciclo: a virgindade e o celibato cristão
5.º Ciclo: o sacramento do matrimónio (Ef 5, 22-33):
– dimensão da aliança;
– dimensão do sinal.
III PARTE – Questões hodiernas sobre amor e fecundidade
6.º Ciclo: perspectivas da Encíclica Humanae vitae. “Pode-se até dizer que todas as reflexões que tratam da redenção do corpo e do carácter sacramental do matrimónio, parecem constituir um amplo comentário à doutrina contida precisamente na Encíclica Humanae vitae” (cat. 127, 2).
O programa deste semestre da escola de leigos consiste na síntese de conteúdos da primeira e da segunda partes (catequeses de 1 a 113).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s