ORAÇÃO TAIZÉ – 31.1.2021

Oração com cânticos de Taizé

31/01/2021 – Igª de Nª Srª do Cabo

Domingo IV do Tempo Comum

Cântico de Entrada (14, 3)

Vem Espírito de amor, vem acender em nós o Teu fogo.

Vem Espírito de amor, vem Espírito de amor.

Permanece junto de Mim.

Ora e vigia, ora e vigia.

Salmo 94 (95), 1-2.6-7.8-9 intercalado com o cântico Aleluia (74).

Vinde, exultemos de alegria no Senhor,

aclamemos a Deus, nosso Salvador.

Vamos à sua presença e dêmos graças,

ao som de cânticos aclamemos o Senhor.

Vinde, prostremo-nos em terra,

adoremos o Senhor que nos criou;

pois Ele é o nosso Deus

e nós o seu povo, as ovelhas do seu rebanho.

Quem dera ouvísseis hoje a sua voz:

«Não endureçais os vossos corações,

como em Meriba, como no dia de Massa no deserto,

onde vossos pais Me tentaram e provocaram,

apesar de terem visto as minhas obras».

Cântico (137)

Tu és o meu Deus, eu confio em Ti, és toda a minha alegria:

ensina-me o caminho da vida.

Leitura: Evangelho segundo S. João 1, 35-39

No dia seguinte, João estava ali de novo, com dois dos seus discípulos, e, fixando o olhar em Jesus, que caminhava, disse: «Eis o Cordeiro de Deus». Os seus dois discípulos ouviram-no falar e seguiram Jesus. Então Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: «Que procurais?». Eles disseram-lhe: «Rabi – que, traduzido, significa “Mestre” – , onde moras?». Disse-lhes Ele: «Vinde e vereis!». Foram, então, viram onde morava e permaneceram junto dele naquele dia. Era por volta da hora décima.

Cântico (113)

Deus é amor. Atreve-te a viver por amor.

Deus é amor. Nada há a temer.

Tempo de Silêncio

(Inspirados pela Palavra, deixemos que Deus nos fale ao coração)

Orações partilhadas intercaladas com o cântico Kyrie eleison (79).

Pai Nosso

Oração

Senhor Jesus, agradeço-Te por seres um amigo que conhece o íntimo do meu coração. Eu creio que Tu estás aqui, em mim, e mesmo no silêncio, Tu falas-me; ajuda-me a conhecer-Te melhor e a pôr em prática os desafios que me lanças, para que, seguindo-Te, possa caminhar para Tua casa. Tu que és Deus com o Pai na Unidade do Espírito Santo.

Cânticos finais (32, 131, 33)

A minh’alma descansa em paz, no Senhor, que é fonte de salvação.

Sim, só em Deus descansa a minh’alma: N’Ele encontra a paz.

Cantarei ao Senhor, enquanto viver; louvarei o meu Deus enquanto existir.

N’Ele encontro a minha alegria. N’Ele encontro a minha alegria.

Deixa agora o Teu servo ir em paz,

segundo a tua palavra, ó Senhor!

Preces

Deus, nosso Pai, Tu reúnes-nos na comunhão da tua Igreja: faz-nos viver do Teu amor.

Deus, nosso Pai, o Teu chamamento e os Teus dons são irrevogáveis: faz-nos viver do Teu amor.

Deus, nosso Pai, nesta semana de oração pelos consagrados, pedimos-Te por todos o que Te entregam a sua vida desta forma tão especial, e pedimos-Te que nos ajudes a descobrir a nossa vocação: faz-nos viver do Teu amor.

Filho do Deus vivo, a Tua fidelidade permite-nos ser sempre fiéis: faz-nos viver do Teu amor.

Filho do Deus vivo, Tu conheces as nossas provações e a nossa pobreza: faz-nos viver do Teu amor.

Espírito Santo, Tu infundes nas nossas vidas um desejo de paz e justiça: faz-nos viver do Teu amor.

Espírito Santo, o Teu caminho leva-nos até todos aqueles que sofrem na nossa sociedade, em particular os doentes da nossa paróquia e todos os que sofrem da atual pandemia: faz-nos viver do Teu amor.

Espírito Santo, Tu depositaste no nosso coração os dons necessários para que sejamos criadores de comunhão: faz-nos viver do Teu amor.