Oração do terço

ESQUEMA GERAL
para cada um os mistérios do terço:

Dizer uma vez o ‘Pai nosso
Dizer dez vezes a ‘Até Maria
Dizer uma vez o ‘Glória ao Pai’
Dizer algumas invocações apropriadas.


Textos completos:

Pai Nosso, que estais nos céus,
santificado seja o Vosso nome;
venha a nós o Vosso reino;
seja feita a Vossa vontade
assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje;
perdoai-nos as nossas ofensas,
assim como nós perdoamos
a quem nos tem ofendido;
e não nos deixeis cair em tentação;
mas livrai-nos do mal. Amen. 

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco,
bendita sois Vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, mãe de Deus,
rogai por nós, pecadores,
agora e na hora da nossa morte. Amen.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amen. 

Ó Maria concebida sem pecado,
rogai por nós que recorremos a Vós. 

Ó meu bom Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno.
Levai as almas todas para o Céu,
socorrei principalmente as que mais precisarem.

No final dos cinco mistérios,
dizer as três ‘Avé Marias‘ e a ‘Salvé Rainha‘:

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia,
vida, doçura e esperança nossa, salve.
A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva,
a Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas.
Eia, pois, Advogada nossa,
esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei.
E depois deste desterro, nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre.
Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
para que sejamos dignos de alcançar as promessas de Cristo. Amen. 


Mistérios Gozosos

(nascimento e infância de Jesus)

1º Mistério | Anunciação do Anjo a Nossa Senhora 

Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David. O nome da virgem era Maria. Entrando onde ela estava, disse: «Salve, cheia de graça, o Senhor está contigo!». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que espécie de saudação seria esta. Disse-lhe o anjo: «Não tenhas medo, Maria, pois encontraste graça junto de Deus. Eis que conceberás no ventre e darás à luz um filho, e chamá-lo ás com o nome Jesus (Lc 1, 26-31). 

2º Mistério | Visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel 

Por aqueles dias, Maria levantou-se, foi apressadamente para a montanha, para uma cidade de Judá, entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. E aconteceu que, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança saltou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo (Lc 1, 39-41). 

Rezamos por todos os casais que não conseguem ter filhos, para que, totalmente confiados a Deus, experimentem a fecundidade da vida e da aliança conjugal.

3º Mistério | Nascimento de Jesus em Belém 

Estavam na mesma região uns pastores que pernoitavam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. Apresentou-se-lhes, então, um anjo do Senhor, e a glória do Senhor envolveu-os de luz, e tiveram um grande medo. Disse-lhes o anjo: «Não tenhais medo! Eis que vos anúncio uma boa nova, que será uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um salvador que é Cristo Senhor (Lc 2, 8-11). 

4º Mistério | A apresentação do Menino Jesus no templo 

Quando se cumpriram os dias da purificação deles, segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentar ao Senhor, como está escrito na Lei do Senhor: Todo o primogénito macho será consagrado ao Senhor, e para oferecer um sacrifício segundo o que está dito na Lei do Senhor: um par de rolas ou duas pequenas pombas (Lc 2, 22-24). 

5º Mistério | Perda e reencontro do Menino Jesus no templo. 

Os seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa e, quando fez doze anos, eles subiram até lá segundo o costume da festa. E, completados os dias, quando regressavam a casa, o menino Jesus ficou em Jerusalém sem que os seus pais soubessem. Pensando que Ele estava na caravana, percorreram um dia de caminho e procuravam-no entre os parentes e os conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. E aconteceu que, três dias depois, o encontraram no templo, sentado no meio dos mestres, a ouvi-los e a interrogá-los. Todos os que o ouviam estavam espantados com a sua inteligência e as suas respostas (Lc 2,41-47). 


Mistérios Luminosos

(vida pública de Jesus)

1º Mistério | Batismo de Jesus no Rio Jordão 

Aconteceu que, ao ser batizado todo o povo, tendo também Jesus sido batizado e estando a rezar, abriu-se o céu, e desceu sobre Ele o Espírito Santo em figura corpórea, como uma pomba. E do céu surgiu uma voz: «Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo» (Lc 3, 21-22). 

2º Mistério | Primeiro milagre de Jesus nas bodas de Caná 

Ao terceiro dia houve uma boda em Caná da Galileia e a Mãe de Jesus estava lá. Também Jesus e os seus discípulos foram chamados para a boda. Tendo faltado vinho, a Mãe de Jesus disse-lhe: «Não têm vinho». Disse-lhe Jesus: «Que há entre mim e ti, mulher? Ainda não chegou a minha hora!». A sua Mãe disse aos serventes: «O que Ele vos disser, fazei-o» (Jo 2, 1-5) 

3º Mistério | Anúncio do Reino de Deus e o convite à conversão

Depois de João ter sido preso, Jesus foi para a Galileia, proclamando o evangelho de Deus, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o Reino de Deus; convertei-vos e acreditai no evangelho» (Mc. 1, 14-15). 

4º Mistério | Transfiguração de Jesus no Monte Tabor 

Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e o seu irmão João, e fê-los subir, a sós, a um alto monte. Transfigurou-se então diante deles: o seu rosto ficou brilhante como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz (Mt 17, 1-2). 

5º Mistério – Instituição da Eucaristia e do sacerdócio

 E, tomando um pão, depois de dar graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: «Este é o meu corpo dado em favor de vós. Fazei isto em minha memória». Depois de cear, fez o mesmo com o cálice, dizendo: «Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vós» (Lc 22, 19-20).


Mistérios Dolorosos

(paixão e morte de Jesus)

1º Mistério | Agonia de Jesus no jardim da oliveiras 

Então Jesus foi com eles para uma propriedade chamada Getsémani e disse aos discípulos: «Sentai-vos, enquanto vou ali rezar». Tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes então: «Profundamente entristecida está a minha alma até à morte; permanecei aqui e estai vigilantes comigo» (Mt 26, 36-38). 

2º Mistério | Flagelação de Jesus

Disse-lhes Pilatos: «Então que hei de fazer de Jesus, chamado Cristo?». Disseram todos: «Seja crucificado!». Ele afirmou: «Mas que mal fez?». Eles, porém, gritavam ainda mais, dizendo: «Seja crucificado!». Pilatos, ao ver que nada conseguia e que, pelo contrário, o alvoroço se tornava maior, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: «Estou inocente deste sangue! É lá convosco». E, em resposta, todo o povo disse: «Que o seu sangue caia sobre nós e sobre os nossos filhos!». Libertou lhes, então, Barrabás e, depois de mandar flagelar Jesus, entregou-o para ser crucificado (Mt 27, 22-26). 

3º Mistério | Jesus coroado de espinhos

E, entrelaçando uma coroa de espinhos, colocaram-na sobre a sua cabeça e uma cana na sua mão direita; ao ajoelhar-se diante dele, escarneciam-no, dizendo: «Salve, ó rei dos judeus!» (Mt 27, 29).

4º Mistério | Jesus a caminho do Calvário 

Apoderaram-se, pois, de Jesus, e carregando Ele mesmo a cruz, saiu para o chamado «Lugar da Caveira», que em hebraico se diz «Gólgota» (Jo 19, 16b-17). 

5º Mistério: Crucificação e Morte de Jesus 

Quando tomou o vinagre, Jesus disse: «Está consumado!». E, inclinando a cabeça, entregou o espírito (Jo 19, 30). 


Mistérios Gloriosos 

(ressurreição de Jesus e missão da Igreja)

 1º Mistério| Ressurreição de Jesus 

No primeiro dia da semana, ao amanhecer, foram ao sepulcro levando os aromas que tinham preparado. Encontraram a pedra removida do sepulcro e, ao entrarem, não encontraram o corpo do Senhor Jesus. E aconteceu que, estando elas perplexas com isto, eis que se lhes apresentaram dois homens em vestes resplandecentes. Estando elas cheias de medo, e com o rosto inclinado para a terra, eles disseram-lhes: «Porque procurais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui; ressuscitou» (Lc 24, 1-6).

2º Mistério| Ascensão de Jesus ao Céu 

Então levou-os para fora até junto de Betânia e, erguendo as suas mãos, abençoou-os. E aconteceu que, enquanto Ele os abençoava, ia-se afastando deles e era elevado ao céu. E eles, depois de se ajoelharem diante dele, voltaram para Jerusalém com grande alegria, e estavam continuamente no templo a bendizer a Deus (Lc 24, 50-53). 

3º Mistério| Descida do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos, reunidos em oração

 Quando chegou o dia do Pentecostes, os discípulos de Jesus encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. De repente, ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde eles se encontravam. Viram então aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem (Act 2, 1-4). 

4º Mistério| Assunção de Nossa Senhora ao Céu

 Digo-vos, irmãos: o homem terreno não pode herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdará a incorruptibilidade. Vou revelar-vos um mistério: nem todos morreremos, mas todos seremos transformados. É, de facto, necessário que este ser corruptível se revista de incorruptibilidade e que este ser mortal se revista de imortalidade (1Cor 15, 50-51.53). 

5º Mistério| Coroação de Maria como Rainha dos Céu e da Terra

Apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher vestida de Sol, com a Lua debaixo dos pés e com uma coroa de doze estrelas na cabeça (Ap 12, 1).