CNE-626 investidura guias

Investidura de Guia / Chefe de Equipa

O Chefe de agrupamento faz uma pequena introdução do ritual, depois chama os chefes de unidade, começando pela Alcateia.

Cada chefe de unidade chamará os seus Guias / Chefes de Equipa pelo nome. Ao ouvirem o seu nome os Escuteiros respondem com a sua Divisa e avançam para a zona que irão ocupar durante a sua Investidura.

Chefe Agrupamento:

Uma palavra aos Guias de Patrulha

“Quero que vós, Guias de Patrulha, instruais as vossas Patrulhas inteiramente por vossa iniciativa, porque vos é possível conquistar cada um dos jovens da Patrulha e fazer dele um Homem bom. De nada serve terdes um ou dois jovens excelentes, se o resto não prestar para nada. Deveis procurar torná-los a todos razoavelmente bons.
O meio mais eficaz para o conseguir é o vosso próprio exemplo, porque, o que vós mesmo fizerdes, os vossos escuteiros farão também.
Mostrai-lhes que sabeis cumprir ordens, quer vos sejam dadas verbalmente, quer sejam impressas ou escritas, e que as executais, quer o vosso Chefe esteja presente, quer não. Mostrai-lhes que podeis alcançar distintivos de especialidades, e os vossos jovens irão atrás de vós sem precisardes de os convencer. Mas lembrai-vos de que os haveis de guiar e não empurrar”.
Baden-Powell

Chefe A.: A vossa escolha e esta investidura são sinal de reconhecimento da vossa capacidade, mas significam também maiores responsabilidades que vos são confiadas. Assim, confiando na vossa lealdade, convido-vos a fazer o vosso compromisso de Guia e de Chefe de Equipa.

Guia/Chefe de Equipa: (Individualmente, começando pelos lobitos)

Eu, __________________(nome), tendo sido nomeado(a) Guia do(a) Bando | Patrulha | Equipa | Tribo ______________________, recordando a minha Promessa de Lobito | Escuteiro, comprometo-me a procurar, com a ajuda de Deus, honrar a confiança que esta nomeação implica.

Chefe de Unidade entrega a bandeirola e insígnias de função e cumprimenta cada um.

Assistente: Rezemos todos por estes Escuteiros que aceitaram as novas responsabilidades de Guias e Chefes de Equipa. Dai, Senhor, prudência e fortaleza àqueles que chamastes a servir, a fim de que, vivendo na alegria a sua missão, possam também eles crescer na Vossa amizade. Por nosso Senhor Jesus Cristo…

Todos: Ámen

No final, todos regressam ao seu lugar.