Concertos

CONCERTO DE CRISTO REI
21 de Novembro de 2021, 17h00

Programa a publicar aqui em breve.

EVENTOS PASSADOS:

Concerto Omnes Fratres
10 de Outubro de 2021, 17h00

Sérgio Silva

Sérgio Silva, órgão

Mestre em Música pela Universidade de Évora, Sérgio Silva começou por estudar órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa sob a orientação de João Vaz e António Esteireiro. Para além dos seus estudos regulares, teve oportunidade de contactar com diversos organistas de renome internacional, tais como, José Luiz González Uriol, Luigi Ferdinando Tagliavini, Jan Willem Jansen, Michel Bouvard, Kristian Olesen e Hans Ola Ericsson. Como concertista, apresenta-se regularmente, tanto a solo como integrado em diversos agrupamentos nacionais de prestígio, tendo actuado em Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, França, Alemanha e Macau. Actualmente, é professor de órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa e na Escola de Música Sacra de Lisboa, e é organista titular da Basílica da Estrela e da Igreja de São Nicolau (Lisboa).

Apresentação do concerto

Mais um concerto do nosso Ciclo de Órgão de Nossa Senhora do CaboConcerto Omnes Fratres, a ter lugar na igreja Matriz, dia 10 de outubro, às 17h00, com Sérgio Silva ao órgão.

Intitulamos este concerto “omnes fratres”, para recordar o primeiro aniversário da publicação da encíclica do Papa Francisco Fratelli tutti, sobre a fraternidade e a amizade social. É a 4 de outubro que celebramos a memória litúrgica de São Francisco de Assis, e foi também nesse dia que o Papa Francisco decidiu publicar esta encíclica, tendo-a assinado precisamente em Assis, há um ano atrás.

É nosso desejo recordar, e homenagear através da música, a proposta do Papa Francisco para toda a humanidade. Como o Santo Padre sublinha, os gestos concretos de fraternidade são urgentes e são o único caminho para a verdadeira fraternidade universal.

Programa:

JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)
Prelúdio e Fuga em Ré maior, BWV 532
Prelúdio de coral sobre Allein Gott in der Höh sei Ehr, BWV 676
Allabreve, BWV 589

MANUEL RODRIGUES COELHO (c.1555-c.1635)
Susana grozada a 4. Sobre a de 5.

FELIX MENDELSSOHN (1809-1847)
Prelúdio e Fuga em Dó menor, Op. 37 Nº 1

MANUEL RODRIGUES COELHO
Outra Pange lingua sobre o canto chão do tenor de breves

JEAN LANGLAIS (1907-1991)
Suite Brève
II. Cantilène
IV. Dialogue sur les mixtures

Programa em formato .pdf, aqui:

Concerto da Padroeira
12 de Setembro de 2021, 17h00
João Vaz, órgão

Programa do concerto:

CONCERTOS – ano 2019

7 de Dezembro de 2019, 16h00: Concerto de Natal “Cartas aos Avós”
Coro Infantil da EMNSC
Mini Orquestra

13 de Dezembro de 2019, 21h00: Ciclo de Órgão Nossa Senhora do Cabo
Concerto de Natal da EMNSC
António Esteireiro, órgão; Coros da EMNSC

14 de Dezembro de 2019, 16h00: Concerto de Natal da classe de Harpa; Alunos da EMNSC

14 de Dezembro de 2019, 21h30: Câmara de Oeiras – Concerto evocativo
“Te Deum” evocativo dos 200 anos do nascimento da Rainha D. Maria II.
Obra do compositor Marcos Portugal (Lisboa, 1762 – Rio de Janeiro, 1830), composta para a ocasião do nascimento, no Rio de Janeiro Brasil.
Coro de Câmara de Lisboa
Teresita Gutierrez, direcção
Sérgio Silva, órgão

15 de Dezembro de 2019, 16h30: Ciclo de Órgão Nossa Senhora do Cabo
Obra “La nativité du Seigneur” (na íntegra).
Obra de Olivier Messiaen, apresentando nove meditações sobre o nascimento do Senhor.
António Esteireiro, órgão
Cantores da EDMS

21 de Dezembro de 2019, 16h30: Concerto de Natal
Coral Nova Atena
Vitor Paiva, Maestro

10 de Novembro de 2019, 16h30: Ciclo de Órgão Nossa Senhora do Cabo
João Vaz, órgão; Coro da EMNSC

17 de Novembro de 2019, 16h30: Câmara de Oeiras – Concerto comentado
Mariana Soares, piano
André Cameira, flauta travessa
João Tiago, violoncelo
Concerto Comentado pelo Maestro José Soares

PROGRAMA DO DIA 6 DE OUTUBRO de 2019:
Dietrich Buxtehude (1637-1707), Prelúdio, Fuga e Chacona em Dó maior, BuxWV 137; Canto e Improvisação: variações sobre coral luterano: “Wer nun den lieben Gott lasst walten” [Georg Neumark (1621-1681) ]; António Carreira (1520/30 – 1587/97) Canção a quatro glosada; J. Stanley (1716 – 1783) Voluntary em Lá menor, op. 7, nº 8; Max Reger (1873-1916): Kanon, op.59, nº4; Canto e Improvisação: 4 variações sobre o hino mariano Salve Regina; Canto; Denis Bédard (*1950) Variações sobre Christus Vincit
Samuel Pinto (*1992) é natural do Porto. Frequentou o curso geral da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos da mesma cidade, onde teve como maior influência o Prof. António Mário Costa. Paralelamente frequentou a Fundação Conservatório Regional de Gaia, onde concluiu o 8o grau de Piano e Formação Musical. Frequentou os cursos de Música Sacra Católica e Órgão Pedagogia na Hochschule für katholische Kirchenmusik und Musikpädagogik Regensburg, Alemanha, onde teve Stefan Baier e Franz Josef Stoiber como professores. Frequenta de momento o mestrado em Órgão Performance na mesma escola. Foi professor assistente na referida escola nas cadeiras de teoria musical e formação auditiva, e é professor no Curso Nacional de Música Litúrgica, em Fátima. É membro fundador da Associação de Música Sacra de Braga. Cursou ainda Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

CONCERTO DA PADROEIRA

Concerto de órgão e saxofone pelo SAXORGUENSEMBLE
8 SET 2019 | 16h30m
IGREJA PAROQUIAL DE NOSSA SENHORA DO CABO